“FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO”: REPARTIÇÃO TRIBUTÁRIA E O RISCO MORAL NO FEDERALISMO FISCAL BRASILEIRO

Autores

  • Lauro Vinício de Almeida Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ronaldo José Rêgo de Araújo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Wenner Glaucio Lopes Lucena Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.6155

Palavras-chave:

Federalismo fiscal, Teoria da agência, Repartição tributária, Convênio ICMS.

Resumo

Este caso de ensino trata da crise econômica de arrecadação dos entes federativos e a problemática decorrente de subterfúgios para a diminuição dos repasses entre os entes federativos, em especial os desdobramentos decorrentes do Convênio ICMS n° 73/04, estabelecido pelos Estados brasileiros, para concessão de isenção do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações ou prestações destinadas à órgãos do Poder Executivo da administração púbica estadual direta e suas fundações e autarquias. Prioritariamente, a aplicação deste caso destina-se aos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Economia, por envolver situações correlatas à essas áreas do conhecimento. Tem como objetivo jogar luz sobre os motivos e as consequências na repartição tributária decorrente do uso de referido convênio por alguns Estados brasileiros, relacionando-a com as Teorias da Agência e da Escolha Pública e com o Federalismo Fiscal, principalmente no que se refere ao risco moral e os incentivos para o agente, aqui representado pelos Estados, maximizar os seus benefícios em detrimento do principal (Municípios). O presente trabalho é baseado na legislação nacional e estadual vigente. Os dados foram levantados por meio de análise de documentos e relatórios contábeis disponibilizados no portal da transparência, sendo tratados por meio da análise de conteúdo. Dessa forma, ao explorar os conflitos de agência decorrentes do federalismo fiscal e dos mecanismos incentivadores da alocação dos recursos públicos, a resolução desse caso de ensino possibilita aos discentes, uma ampliação dos conhecimentos e habilidades de análise sobre a relação entre as teorias e as realidades praticadas na gestão pública, auxiliando-os em uma reflexão sobre as práticas de gestão arrecadatória governamental, bem como o reflexo da carga tributária estadual sobre os contratados pela gestão governamental e o seu impacto nas finanças públicas dos governos municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Vinício de Almeida Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC-UFPB)

Ronaldo José Rêgo de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC-UFPB)

Wenner Glaucio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor e Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC-UFPB)

Referências

Affonso, R. B. (1995). A federação no Brasil: impasses e perspectivas. São Paulo: Desenvolvimento Administrativo-FUNDAP.
Arrow, J. K. (1951). Social choice and individual values. Cowles Foundation.
Bucchanan, J. M., & Tullock, G. (1962). The calculus of consent (Vol. 3). Ann Arbor: University of Michigan Press.
Castro, G. (2010). Ideologia do brasileiro: "Farinha pouca, meu pirão primeiro". O Tempo. Acesso em 01 de novembro de 2018, disponível em https://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/gilda-de-castro/ideologia-do-brasileiro-farinha-pouca-meu-pir%C3%A3o-primeiro-1.693
Crespi, G., Giuliondori, D., Giuliodori, R., & Rodiguez, A. (2016). The effectiveness of tax incentives for R&D+ i in developing countries: The case of Argentina. Research Policy, 45(10), 2023-2035.
Cruz, A. A. (2011). Teoria da escolha pública: Uma visão geral de seus elementos sobre a ótica de Gordon Tullock em sua obra Government Failure. Revista Virtual Faculdades Milton Campos, 9(1).
Downs, A. (1957). An economic theory of political action in a democracy. Journal of political economy, 65(2), 135-150.
Eisenhardt, K. M. (2015). Teoria da agência: uma avaliação e revisão. Revista de Governança Corporativa, 2(1), 1-36.
Godoi, C. G., & Mello, E. R. (Jul-Dez de 2016). Os sistemas tributários norte-americano e brasileiro sob a ótica da justiça tributária e da tributação justa. Revista de Direito Internacional, Econômico e Tributário - RDIET, 11(2), 172-195.
Jensen, M., & Meckling, W. (1976). Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs, and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3, 305-360.
Kleven, H. J., Kreiner, C. T., & Saez, E. (2016). Why can modern governments tax so much? An agency model of firms as fiscal intermediaries. Economica, 83(330), 219-246.
Laporta, T. (2016). 20 estados e DF sobem ICMS no país; veja quais impostos aumentaram. G1. Acesso em 07 de setembro de 2016, disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/20-estados-e-df-sobem-icms-no-pais-veja-quais-impostos-aumentaram.html
Mendes, M. (2004). Federalismo fiscal. Economia do Setor Público no Brasil. Elsevier, 421-461
Mutlu, C., Peng, M., & Van Essen, M. (2015). Privatization and principal-principal conflicts in transition economies. Shareholder Empowerment., 239-265.
Novelino, M. (2015). Curso de direito constituciona. Salvador: JusPODIVM.
Schumpter, J. (1942). Capitalism, Socialism and Democracy. New York: HarperPER.
Tullock, G., Brady, G. L., & Seldon, A. (2002). Government failure: a primer in public choice. Cato Institue.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Lima, L. V. de A., Araújo, R. J. R. de, & Lucena, W. G. L. (2020). “FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO”: REPARTIÇÃO TRIBUTÁRIA E O RISCO MORAL NO FEDERALISMO FISCAL BRASILEIRO. Administração Pública E Gestão Social, 12(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v12i4.6155

Edição

Seção

Casos para ensino