A Sabedoria das Multidões e a Esfera Pública: a co-produção de soluções para problemas públicos em plataformas de gestão de ideias

Autores

  • Teresa Cristina Monteiro Martins University of Lavras
  • André Luiz Zambalde University of Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v12i3.6230

Palavras-chave:

Plataformas de ideias, Crowdsourcing, governo aberto.

Resumo

Plataformas tecnológicas de gestão de ideias são ferramentas baseadas na teoria da sabedoria das multidões e utilizadas no setor público para interação entre instituições públicas e cidadãos. Essas plataformas transformam a esfera ao fornecer novos espaços de discussão e, por sua vez, podem ser transformadas com base nos fundamentos de teorias sobre a participação social como a teoria da ação comunicativa. Neste ensaio teórico objetiva-se apresentar proposições sobre como superar as limitações da participação social em plataformas de idéias por meio dos conceitos da ação comunicativa de Habermas. Concluiu-se positivamente sobre o potencial das plataformas de idéias em servir a Esfera Pública e foram ressaltadas as limitações a serem superadas para isso ocorra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Monteiro Martins, University of Lavras

Doutoranda em Administração (Concentração em Gestão estratégica, marketing e inovação) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Departamento de Administração e Economia (DAE) e servidora da Diretoria de Processos Seletivos (DIPS), ambos da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

André Luiz Zambalde, University of Lavras

Pos-Doctor Sistemas e Tecnologias da Informação (NOVA IMS – PT); Pos-Doctor Ciência da Computação (DCC-UFMG);Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ); Mestre em Eletronica (EFEI – Itajuba-MG); MBA em Administração e Marketing (Anhanguera – SP); raduação em Telecomunicações (INATEL – Santa Rita do Sapucaí – MG)

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Martins, T. C. M., & Zambalde, A. L. (2020). A Sabedoria das Multidões e a Esfera Pública: a co-produção de soluções para problemas públicos em plataformas de gestão de ideias. Administração Pública E Gestão Social, 12(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v12i3.6230

Edição

Seção

Artigos