Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Práticas de Sustentabilidade: Estudo Aplicado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Lilian Campagnin Luiz Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense
  • Karlan Rau Instituto Federal Catarinense
  • Claudio Luiz de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4423

Palavras-chave:

Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), Legislação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a aplicação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e da legislação ambiental nas atividades socioambientais praticadas por um Instituto Federal de Educação. Os objetivos específicos são: analisar a observância à legislação; mensurar a aderência da Instituição em relação às ações propostas na A3P e verificar o status da implantação das políticas socioambientais. O objetivo da pesquisa é exploratório; o procedimento técnico utilizado é o estudo de caso; e a abordagem do problema é qualitativa. O estudo de caso foi realizado por meio da aplicação de um check-list contendo 52 perguntas, subdivididas em cinco eixos temáticos, com opções de resposta “Adere” ou “Não Adere”. Ficou evidente que a Instituição desenvolve poucas ações de conscientização e monitoramento do uso racional dos recursos naturais e gestão dos resíduos gerados. No momento, sua prioridade é a capacitação dos técnicos administrativos e as licitações sustentáveis.

Palavras-Chave: Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P); Legislação Ambiental; Sustentabilidade.

 

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Biografia do Autor

Lilian Campagnin Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal Catarinense

É graduada em Ciencias Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2007), com especialização em Administração Financeira pela UniFAE (2009) e mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Contabilidade na área privada e pública. Atualmente é Contadora do Instituto Federal Catarinense.

Karlan Rau, Instituto Federal Catarinense

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (1998) e Bacharelado em Biologia (1997) pela PUCPR; Especialização em Espaço Sociedade e Meio Ambiente (1999) pelo IBPEX; Mestrado em Biologia Celular e Molecular (2004) pela UFPR com pesquisas realizadas no Instituto de Biologia Molecular do Paraná/TECPAR. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Celular e Molecular. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Blumenau leciona biologia e envolvido na implantação do Núcleo de Gestão Ambiental.

Claudio Luiz de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

É Mestrando em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2012); e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Foi estagiário, pesquisador PIBIC-CNPq, tutor e assessor das coordenações do curso de Ciências Contábeis, modalidade EaD, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como tutor do Programa de Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo (MTur-FAPEU-SEaD-UFSC). Foi secretário geral do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis; tesoureiro e presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFSC. Participou de Comissões internas e foi Conselheiro da Câmara de Pós-Graduação e da Comissão Assessora Permanente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da UFSC. Atualmente é tutor de monografia, à distância, da Especialização em Gestão Pública, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Meio Ambiente e Contabilidade, da UFSC (NEMAC/UFSC), pesquisando principalmente sobre gestão e sustentabilidade socioambiental em instituições de ensino superior, com trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos, nacionais e internacionais.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

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Publicado

2013-03-22

Como Citar

Luiz, L. C., Rau, K., Freitas, C. L. de, & Pfitscher, E. D. (2013). Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Práticas de Sustentabilidade: Estudo Aplicado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Administração Pública E Gestão Social, 5(2), 54–62. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4423

Edição

Seção

Artigos