As possibilidades sucessórias em estabelecimentos de pecuária de corte no estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Tanice Andreatta
  • Rosani Marisa Spanevello

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever112011%25p

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as possibilidades sucessórias dos pecuaristas criadores de bovinos de corte no Rio Grande do Sul, tomando por base uma amostra constituída por 516 pecuaristas, estratificados em quatro grandes grupos, a partir da utilização da análise fatorial e da análise de clusters. Aqueles que compõem o grupo dos Pecuaristas-Lavoureiros Especializados e o dos Pecuaristas-Lavoureiros Convencionais são os que mais desejam que os filhos prossigam na atividade e já possuem um provável sucessor. Já o grupo dos Pecuaristas Estacionários e o dos Pecuaristas Consolidados reforçam não ter ou não saber se terão sucessores. As diferenças em torno das perspectivas sucessórias dos grupos estão relacionadas às condições econômicas e produtivas e são mais significativas entre os Pecuaristas-Lavoureiros Especializados e os Pecuaristas-Lavoureiros Convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tanice Andreatta

Professora da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Desenvolvimento Rural pela Univerdidade Federal do Pampa.

Rosani Marisa Spanevello

Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria.Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Andreatta, T., & Marisa Spanevello, R. (2011). As possibilidades sucessórias em estabelecimentos de pecuária de corte no estado do Rio Grande do Sul. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(1). https://doi.org/10.36363/rever112011%p