Análise da mudança da regra do tiro de meta
Palavras-chave:
Futebol, Tiro de meta, Mudanças nas regrasResumo
Introdução: As regras do futebol abrangem as normas legais que regem sua prática, e estas frequentemente passam por ajustes para aprimorar a dinâmica do jogo, tornando-o mais competitivo. Entre as mais recentes alterações, merece destaque o tiro de meta, que agora concede maior autonomia aos jogadores defensivos. Este aspecto torna essa jogada fundamental na construção de jogadas ofensivas, indo além de simplesmente repor a bola em jogo.
Objetivo: Analisar as mudanças na forma das equipes jogarem com a nova regra do tiro de meta e a sua influência no desenvolvimento das partidas.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva de natureza investigativa documental, o qual foram analisados os desfechos da jogada após o tiro de meta em dez jogos de futebol da série A do Campeonato Pernambucano. Sendo os dados submetidos a análise estatística descritiva.
Resultados: Não foram encontradas mudanças significativas referente ao passe entre 2022 e 2023. Porém, observou-se aumento dos passes curtos na zona defensiva(de 42,5% para 53,8%), enquanto o passe longo diminuiu nesse período (de 57,4% para 44,2%). Porém, observa-se que, individualmente, algumas equipes tiveram esses resultados inversamente proporcionais (reduzindo passe curto e aumentando passe longo).
Conclusão: A alteração na regra resultou em uma facilitação do reinício do jogo através de passes mais curtos na defesa, o que levou a um incremento no envolvimento dos jogadores e sua participação ativa durante a partida. No entanto, há uma necessidade de mais pesquisas para entender melhor as tendências das jogadas após essa mudança regulamentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.