Análise da mudança da regra do tiro de meta

Autores

  • Maxwell Diniz dos Santos Centro Universitário Vale do Ipojuca - Unifavip – Wyden, Caruaru – PE, Brasil
  • Wlaldemir Roberto dos Santos Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5706-2243
  • Makson Bruno Rodrigues Sobrinho Centro Universitário Vale do Ipojuca - Unifavip – Wyden, Caruaru – PE, Brasil
  • Sérgio Maciel Nogueira da Silva Centro Universitário Vale do Ipojuca - Unifavip – Wyden, Caruaru – PE, Brasil
  • Walmir Romário dos Santos Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5558-3109
  • Marlene Costa UPE

Palavras-chave:

Futebol, Tiro de meta, Mudanças nas regras

Resumo

Introdução: As regras do futebol abrangem as normas legais que regem sua prática, e estas frequentemente passam por ajustes para aprimorar a dinâmica do jogo, tornando-o mais competitivo. Entre as mais recentes alterações, merece destaque o tiro de meta, que agora concede maior autonomia aos jogadores defensivos. Este aspecto torna essa jogada fundamental na construção de jogadas ofensivas, indo além de simplesmente repor a bola em jogo.

Objetivo: Analisar as mudanças na forma das equipes jogarem com a nova regra do tiro de meta e a sua influência no desenvolvimento das partidas.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva de natureza investigativa documental, o qual foram analisados os desfechos da jogada após o tiro de meta em dez jogos de futebol da série A do Campeonato Pernambucano. Sendo os dados submetidos a análise estatística descritiva.

Resultados: Não foram encontradas mudanças significativas referente ao passe entre 2022 e 2023. Porém, observou-se aumento dos passes curtos na zona defensiva(de 42,5% para 53,8%), enquanto o passe longo diminuiu nesse período (de 57,4% para 44,2%). Porém, observa-se que, individualmente, algumas equipes tiveram esses resultados inversamente proporcionais (reduzindo passe curto e aumentando passe longo).

Conclusão: A alteração na regra resultou em uma facilitação do reinício do jogo através de passes mais curtos na defesa, o que levou a um incremento no envolvimento dos jogadores e sua participação ativa durante a partida. No entanto, há uma necessidade de mais pesquisas para entender melhor as tendências das jogadas após essa mudança regulamentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Santos , M. D. dos, Santos, W. R. dos, Sobrinho , M. B. R., Silva, S. M. N. da, Santos, W. R. dos, & Costa, M. (2024). Análise da mudança da regra do tiro de meta . Revista Brasileira De Futebol, 17(1), 65–77. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19027

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)