Comparação dos indicadores de desempenho ofensivo com base no status final de partida em equipes do campeonato brasileiro masculino de futebol 2021

Autores

  • Tomas Scheiber Universidade Federal de Viçosa
  • Maickel Padilha Santos Futebol Clube https://orcid.org/0000-0001-7793-3122
  • Matheus Coelho Clube de Regatas Vasco da Gama
  • Rafael Bagatin Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho, Futebol, Fase ofensiva

Resumo

Objetivo: Comparar os indicadores de desempenho ofensivo em vitórias e derrotas em equipes do Campeonato Brasileiro de 2021.

Metodologia: O estudo é uma pesquisa descritiva observacional. Os dados relacionados aos 380 jogos do Campeonato Brasileiro da primeira divisão de 2021 foram obtidos através da Plataforma InStatScout. Na análise estatística dos dados foi utilizada a Análise de Variância (ANOVA)para comparar onúmero total de chances de gol criadas pelas equipes, número total de chutes, número total de chutes na direção do gol, número total de passes realizados, número total de assistências e número total de dribles realizados, além do índice geral de desempenho, que engloba de maneira geral o desempenho ofensivo e defensivo, denominado de InStat Index(desempenho técnico ofensivo), entre equipes que perderam, empataram ou venceram os jogos.

Resultados: Os resultados mostram que as equipes vencedoras tiveram o desempenho significativamente melhor (p<0,05) em relação ao índice de desempenho técnico geral (InStat Index); nos desempenhos técnicos ofensivos de oportunidades criadas de gol, número total de chutes, número de chutes direcionados ao gol e assistências, não foi encontrada diferença estatisticamente significativa no número total de passes realizados.

Conclusão: Concluímos que as finalizações são as ações diferenciais no padrão ofensivo das equipes vencedores nas partidas do Campeonato Brasileiro de futebol masculino de 2021. As equipes vencedoras foram as que criaram mais chances de gol, finalizaram mais vezes, acertaram mais vezes no gol adversário, com menos frequência de dribles ao longo das partidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Scheiber, T., Padilha, M., Coelho, M., & Bagatin, R. (2022). Comparação dos indicadores de desempenho ofensivo com base no status final de partida em equipes do campeonato brasileiro masculino de futebol 2021. Revista Brasileira De Futebol, 15(5), 29–39. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19068