Editorial Rev Bras Futebol 2022; v. 15, n. 4
Palavras-chave:
Futebol, EditorialResumo
O número 4 de nossa RBF de 2022 é totalmente especial, pois apresenta um único artigo que aborda através de uma revisão sistemática extremamente detalhada sobre os principais métodos usados para avaliar e monitorar jovens jogadores de futebol, das categorias Sub-12 à Sub-19. O artigo foi gerado com base em uma revisão de 9070 estudos, dos quais 131 foram selecionados para fazer parte dessa revisão.
Atualmente o futebol tem exigido cada vez mais uma ação científica nesse processo, deixando o empirismo ou a visão apenas do olheiro. Torna-se cada vez mais necessário ter um processo de detecção mais elaborado, bem como seu controle ao longo da formação.
Isso ocorre porque os valores que envolvem toda estrutura de bem estar do atleta, bem como da comissão técnica, com uma rede de profissionais cada vez mais especializados, e infra-estrutura, devem ser de excelência, o que impõe custos elevados, havendo assim a necessidade de precisão na formação deste futuro jogador.
O artigo deste número tem como autores professores científicos reconhecidos tanto no meio acadêmico como profissional de futebol, no Brasil, Portugal e Itália, sendo consultores de clubes e de confederações. Por, ser originário de um trabalho de doutorado contando com uma densidade de informações importantes o conselho editorial de nossa revista resolveu oportunizar os seus leitores com essas informações em apenas um número de forma exclusiva. Visando ampliar o impacto dessa publicação optamos pelo texto ser em inglês.
Esperamos que desfrutar do conteúdo do artigo, aprimorando assim a prática profissional no processo de detecção e controle do jovem talento jogador de futebol.
João Carlos Bouzas Marins
Editor chefe da Revista Brasileira de Futebol
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.