Como o scout técnico pode ajudar a entender o resultado final das partidas realizadas na Copa do Mundo de Futebol FIFA – Sub-17
Palavras-chave:
Análise de jogo, Performance, Copa do Mundo, FutebolResumo
Objetivo: Identificar como o scout técnico pode ajudar a entender o resultado final das partidas realizadas na Copa do Mundo Sub-17 de 2019.
Metodologia: A amostra foi composta por 52 jogos realizados durante a Copa do Mundo de Futebol FIFA® - Sub- 17 no ano de 2019. Foram analisadas 11 variáveis fornecidas pelo sistema da OPTA© e disponíveis no site da FIFA - https://pt.fifa.com/u17worldcup/ - (Número de gols; Chutes certos; Chutes para fora; Chutes bloqueados; Bolas na trave; Escanteios; Impedimentos; Posse de bola; Cartões amarelos; Cartões vermelhos e Faltas cometidas). Para a verificação da normalidade de distribuição dos dados, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Para análise inferencial foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitneye correlação de Pearson.
Resultados: As variáveis (Gols, Chutes, Chutes certos e Chutes para fora) tem uma associação mais forte com relação ao resultado final das partidas. Além disso os dados de correlação apontam para uma correlação moderada e positiva entre os resultados e o número de gols; correlação baixa e positiva entre os resultados e o número de chutes, chutes certos e chutes para fora. Também foi observada correlação baixa e positiva entre os resultados e a posse de bola. Por fim, foi observada uma correlação baixa e negativa entre os resultados e o número de cartões amarelos.
Conclusão: As equipes que apresentam melhores índices nas variáveis (Gols, Chutes, Chutes certos e Chutes para fora) apresentaram melhores chances de vitória nas partidas Copa do Mundo de Futebol FIFA® - Sub- 17 no ano de 2019.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.