Alterações na composição corporal e capacidade aeróbia de jogadores de futebol profissional submetidos ao acompanhamento nutricional durante a pré- temporada

Autores

  • Thaís Melo Marques e Silva Universidade Federal de Lavras
  • Wilson César de Abreu Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Mendonça Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-0381-1119
  • Fernandes da Silva Fernandes da Silva Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0003-0516-6408

Palavras-chave:

Antropometria, Nutrição esportiva, Desempenho esportivo, Futebol

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos do acompanhamento nutricional sobre a composição corporal e capacidade física de jogadores de futebol profissionais durante a pré-temporada.

Metodologia: Um total de 26 jogadores de futebol profissional de um clube de primeira divisão do campeonato mineiro tiveram seus conhecimentos nutricionais e alimentação prévia avaliados e, então, iniciaram o acompanhamento nutricional ao longo de uma pré-temporada; foi feita a avaliação antropométrica, em que se estabeleceu o percentual de gordura pela técnica de aferição de pregas cutâneas, utilizando protocolo de Pollock, em cinco momentos durante a pré-temporada, bem como a avaliação de VO2máx em dois momentos pelo teste incremental em esteira – aferições realizadas ao longo de cinco meses. Na comparação do percentual de gordura e VO2máx utilizou-se o teste t pareado. Para avaliar se houve diferença significativa, foi usada a ANOVA, considerando nível de significância p<0,05.

Resultados: Os atletas avaliados consumiam dieta hipocalórica (2.021 ± 663 kcal/dia) e hipoglicídica (3,20 ± 1,45 g/kg/dia CHO) antes da intervenção nutricional, quando relacionada à recomendação para esse público. Após a prescrição dos planos alimentares adequados à modalidade e individualizados, observou-se boa aceitação da alimentação (3.725 ± 543 kcal/dia; 8,2 ± 1,1 g/kg/dia CHO), com diminuição significativa no percentual de gordura [11,35 vs. 10,34 %] e melhora significativa [52,22 vs. 53,77 ml(kg.min)-1] no desempenho aeróbico ao longo da pré-temporada.

Conclusão: A intervenção nutricional individualizada com jogadores de futebol profissional ao longo de uma pré-temporada pode contribuir para promover melhora significativa da composição corporal e do desempenho aeróbico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Melo Marques e Silva, T., César de Abreu, W., Mendonça Pimenta, E., & Fernandes da Silva, F. da S. (2021). Alterações na composição corporal e capacidade aeróbia de jogadores de futebol profissional submetidos ao acompanhamento nutricional durante a pré- temporada. Revista Brasileira De Futebol, 14(2), 69–84. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19167

Edição

Seção

Artigos originais