Relação entre valor de mercado e desempenho esportivo de clubes da Série B no Campeonato Brasileiro de Futebol
Palavras-chave:
Futebol, Valor de mercado, Desempenho esportivoResumo
Objetivo: Avaliar a relação entre valor de mercado e desempenho esportivo de clubes de futebol da série B do campeonato brasileiro durante cinco temporadas entre 2016 e 2020, e verificar se há diferença entre o valor de mercado dos clubes que subiram para a primeira divisão do campeonato brasileiro da série A e os clubes que desceram para a terceira divisão do campeonato brasileiro da série C.
Metodologia: A amostra foi composta pelos clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de futebol masculino da série B nas temporadas de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. A coleta de dados foi realizada através do site Transfermarkt.
Resultados: Não houve diferença significativa no valor de mercado total de todos os clubes entre as temporadas analisadas. Houve uma diferença significativa entre o valor de mercado dos clubes que subiram para a primeira divisão do campeonato brasileiro da série A e os clubes que desceram para a terceira divisão da série C apenas na temporada de 2018. Observou-se também que não houve correlação significativa entre o valor de mercado e o desempenho esportivo dos clubes em nenhuma das temporadas analisadas.
Conclusão: Não foi encontrada correlação entre o valor de mercado dos clubes e a classificação final do Campeonato Brasileiro da série B dos últimos 5 anos, houve apenas uma diferença entre o valor de mercado dos clubes que subiram para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro da série A e dos clubes que desceram para a terceira divisão da série C no ano de 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.