Correlação entre minutos jogados e idade relativa, desempenho físico, antropometria e maturidade em jogadores de futebol de elite sub-14 do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Futebol, Desempenho físico funcional, Grupos etários

Resumo

Introdução: Atletas nascidos nos primeiros meses do ano tendem a ser maioria nos elencos de futebol de base, como efeito da idade relativa. Contudo, não está claro se isso se reflete em variáveis de jogo, desempenho físico, antropometria e maturação.

Objetivo: Investigar se os minutos jogados durante uma temporada por jogadores de futebol Sub-14 estão correlacionados com a idade relativa, desempenho físico, antropometria e maturidade.

Amostra: 18 Dezoito jogadores de futebol Sub-14 de um clube de elite do Brasil. 

Metodologia: Os participantes foram submetidos a testes de desempenho físico, antropométricos e maturacionais. A idade relativa foi definida como o número de dias entre o dia de nascimento e o dia de corte da categoria. Os minutos jogados por cada atleta foram registrados em todas as partidas da temporada. 

Resultados: Não houve correlação significativa entre os minutos jogados e a idade relativa (r= -015; p = 0,55). Os minutos jogados na temporada estiveram significativamente correlacionados com o tempo no teste de velocidade de 30 m (r = -0,55; p = 0,02), salto vertical (r=0,70; p<0,01), estatura (r = 0,67; p<0,01), massa corporal total (r = 0,75; p<0,01), maturação predita (r = 0,62; p<0,01), índice de maturação (r = 0,62; p<0,01) e pico de velocidade de crescimento (r = -0,71; p<0,01).

Conclusão: Não foi detectado efeito da idade relativa considerando os minutos jogados. No entanto, as variáveis de desempenho físico, antropometria e maturidade parecem ser determinantes para a quantidade de minutos jogados em uma temporada por jogadores de futebol de elite Sub-14.

Downloads

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

de Freitas Fonseca, G., Nascimento Santos, D. A., Maciel Félix, A. V., Weber Senna, G., & Queiroz de Oliveira, C. (2025). Correlação entre minutos jogados e idade relativa, desempenho físico, antropometria e maturidade em jogadores de futebol de elite sub-14 do Brasil. Revista Brasileira De Futebol, 17(3), 35–54. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19562