Produzir, comercializar, organizar e consumir, de outra forma.

Autores

  • Pedro Carricart

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever.v12i1.14769

Resumo

RESUMO

O objetivo deste trabalho é compreender e interpretar os processos de transformação que estão ocorrendo nas formas de produzir alimentos, de comercializá-los, das formas organizacionais adotadas pelos atores e as mudanças na relação entre consumidores e produtores. São apresentados estudos de caso ocorridos em território francês, para serem usados como referência do que pode acontecer na Argentina ou em outros países. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas e mobilizou-se a pesquisa realizada por doutorandos de uma Unidade de Inovação do INRA, localizada na cidade de Montpellier, França. Nas reflexões finais, são levantadas algumas questões que visam enriquecer o diálogo, a reflexão e a crítica sobre os modos hegemônicos de produção agroindustrializada, de formas organizacionais cada vez mais distantes dos interesses do povo e dos inúmeros desequilíbrios ambientais e sociais que eles prevalecem em países mais desenvolvidos e em outros mais precários e desorganizados.

Palavras-Chave: Alimentos; Organizações; Troca; Consumidores; Agroecologia.

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Biografia do Autor

Pedro Carricart

Doctoren Geografía. Ingeniero Agrónomo.Investigador Laboratorio AGRITERRIS.
Profesor Titular Dto. Desarrollo Rural, Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales.
Universidad Nacional de La Plata. Argentina

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

Carricart, P. (2023). Produzir, comercializar, organizar e consumir, de outra forma. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 12(1). https://doi.org/10.36363/rever.v12i1.14769

Edição

Seção

Artigos