12 Anos da política de crédito do PRONAF no Brasil (1996-2008): Uma reflexão crítica

Autores

  • Joacir Rufino de Aquino
  • Sergio Schneider

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever122011%25p

Resumo

O objetivo deste artigo consiste na tentativa de uma reflexão crítica sobre a dinâmica e as contradições da política de crédito do Pronaf no período de 1996 a 2008. A análise foi desenvolvida a partir da revisão bibliográfica de parte da produção acadêmica disponível sobre o tema e utilizou como dados empíricos informações obtidas no Ministério do Desenvolvimento Agrário e em outros órgãos governamentais do país. Em linhas gerais, a pesquisa mostra que o Pronaf se transformou em um importante instrumento de financiamento público para os agricultores familiares do Brasil. Contudo, o modelo de distribuição e aplicação dos recursos do programa apresenta um viés concentrador, setorial e produtivista. Após discutir estas e outras questões, o trabalho sinaliza que é necessário repensar a lógica operacional do Pronaf e corrigir seus rumos na direção de um padrão de desenvolvimento rural que procure compatibilizar produção de riqueza, equidade social e valorização do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joacir Rufino de Aquino

Economista. Mestre em Economia Rural e Regional (UFCG). Atualmente é professor do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú). Tem experiência na área de Economia, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural; avaliação de políticas públicas; desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Sergio Schneider

Sociólogo. Doutor em Sociologia. Pós-Doutor pelo Institut of City and Regional Planning, na Cardiff University/Wales/UK. Pesquisador do CNPq desde 2003. Atualmente é professor Associado do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da UFRGS. Pesquisa nas áreas de sociologia rural e do desenvolvimento. Tem dezenas de artigos publicados em periódicos científicos do Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Rufino de Aquino, J., & Schneider, S. (2011). 12 Anos da política de crédito do PRONAF no Brasil (1996-2008): Uma reflexão crítica. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(2). https://doi.org/10.36363/rever122011%p