Jovens e a tomada de decisão entre permanecer ou sair do meio rural: Um estudo de caso

Autores

  • Alessandra Troian
  • Dionéia Dalcin
  • Sibele Vasconcelos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever122011%25p

Resumo

O meio rural transforma-se em um espaço cada vez mais heterogêneo e diversificado, e a juventude é afetada pela diluição das fronteiras entre os espaços rurais e urbanos. Diante desta problemática, a presente pesquisa buscou analisar o perfil socioeconômico dos jovens das Linhas Dr. Pedro e Mirim, município de Santa Rosa (RS), inseridos nas atividades rurais. Para compreender as transformações comportamentais desses jovens, foram investigadas 17 famílias por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma tendência dos jovens em planejar seu futuro profissional no meio urbano. Destaca-se a importância da influência dos pais e das organizações religiosas na tomada de decisão destes jovens. Ressalta-se a relevância das políticas públicas, do Crédito Fundiário e do Pronaf, por exemplo, como forma de estimular a participação e a permanência dos jovens no meio rural. Entretanto, julga-se necessário pensar e implementar políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida e bem-estar social dos jovens rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Troian

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (UERGS). Mestre em Extensão Rural (UFSM). Doutoranda em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Filha de agricultores familiares, depois de formada atuou como extensionista em uma OSCIP, no entanto, por necessidade de aprofundamentos teóricos vai para a academia fazer mestrado e doutorado buscando entender a lógica da agricultura familiar e o processo de desenvolvimento rural. 

Dionéia Dalcin

Bacharel em Administração Rural (UERGS). Mestre em Extensão Rural (UFSM). Doutoranda em Agronegócios (UFRGS).

Sibele Vasconcelos de Oliveira

Economista (UFSM), mestre em Extensão Rural (UFSM). Doutoranda em Agronegócios (UFRGS).

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Troian, A., Dalcin, D., & Vasconcelos de Oliveira, S. (2014). Jovens e a tomada de decisão entre permanecer ou sair do meio rural: Um estudo de caso. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(2). https://doi.org/10.36363/rever122011%p

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)