ATER e desenvolvimento territorial:Uma análise crítica

Autores

  • Mário Lucio de Ávila
  • Eric Pierre Sabourin
  • Laura Maria Goulart Duarte
  • Gilles Massardier

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever122011%25p

Resumo

A análise da política pública de desenvolvimento territorial no Brasil aponta para as assimetrias de poder que se estabelecem nos espaços de decisão. Para caracterizar a ação pública nestes espaços, as características e as conexões das redes sociotécnicas estabelecidas no Território das Águas Emendadas (DF-GO e MG) foram desvendadas. Os resultados mostram que os novos colegiados em vez de ampliar os espaços para os agentes e organizações, concentram os poderes e benefícios. O poder das redes dos técnicos permite acesso às informações e recursos para os projetos, no entanto, estes técnicos constituem freios ao processo de participação pela reivindicação de exclusividade de competências, pelo acesso diferenciado às informações, pela criação de espaços paralelos de negociação e consequente enfraquecimento dos espaços oficiais de participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Lucio de Ávila

Zootecnista (UFLA). Mestre em Administração Rural (UFLA). Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB), realizou estágio doutoral no laboratório Triangle na Escola Normal Superior em Lyon - França. Atualmente é professor adjunto em gestão e sustentabilidade da Universidade de Brasília, campus Planaltina-DF.

Eric Pierre Sabourin

Doutor em Antropologia e Etnologia (Université de Paris VII - Université Denis Diderot). Atualmente é pesquisador em Sociologia Rural do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD).

Laura Maria Goulart Duarte

Bacharel em Ciências Sociais (PUC-RS). Mestre em Sociologia Rural (UFRGS). Doutora em Sociologia (UnB). Atualmente é professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB

Gilles Massardier

Pesquisador do CIRAD. Maître de conférences de science politique à l’université Lumière Lyon-2.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Lucio de Ávila, M., Pierre Sabourin, E., Goulart Duarte, L. M., & Massardier, G. (2014). ATER e desenvolvimento territorial:Uma análise crítica. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(2). https://doi.org/10.36363/rever122011%p