Políticas públicas e mediação social: Os novos desafios para a intervenção no Vale do Jequitinhonha

Autores

  • Juliana Pereira Ramalho
  • Sheila Maria Doula
  • Douglas Mansur da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever122011%25p

Resumo

Este trabalho analisa a atuação dos mediadores sociais, especialmente os extensionistas rurais, junto aos artesãos ceramistas e entalhadores do Vale do Jequitinhonha. A pesquisa foi feita através de trabalho de campo e de entrevistas com vinte e dois artesãos ceramistas e entalhadores do alto, médio e baixo Jequitinhonha. Ficou constatada a fraca credibilidade das instituições mediadoras e o distanciamento de políticas públicas em relação às demandas dos artesãos da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pereira Ramalho

Historiadora. Mestre em Extensão Rural (UFV). Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Possuí experiência nas áreas de: cultura; processos sociais e políticas culturais no meio rural

Sheila Maria Doula

Antropóloga. Mestre e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural, atuando nos seguintes temas: cultura; processos sociais e identidades; políticas culturais no meio rural; extensão rural e grupos étnicos; geração e juventude no meio rural.

Douglas Mansur da Silva

Antropólogo. Mestre em antropologia Social (UNICAMP). Doutor em Antropologia Social (UFRJ). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura e poder; políticas da diferença; identidades; exílios; migrações internacionais; intelectuais.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Pereira Ramalho, J., Maria Doula, S., & Mansur da Silva, D. (2014). Políticas públicas e mediação social: Os novos desafios para a intervenção no Vale do Jequitinhonha. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 1(2). https://doi.org/10.36363/rever122011%p