AGRICULTURA FAMILIAR E A RELAÇÃO RURAL/URBANO NO AGRESTE DE ITABAIANA/SE

Autores

  • João Ernandes Barreto Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José Eloízio da Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Fernanda Viana de Alcantara Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcelo Alves Mendes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18540/rever622017118-142

Resumo

O presente trabalho buscou reunir elementos que contribuam para a compreensão do comportamento da agricultura familiar contemporânea, tendo em vista que as unidades familiares buscam novos mecanismos de sustentação dos indivíduos no meio rural. Torna-se importante ressaltar a inserção produtiva e a juventude rural poderão ser caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar. Destaca se a realização de entrevistas em 50 estabelecimentos rurais da Microrregião do Agreste de Itabaiana, assim como a aplicação de 30 questionários e entrevistas semiestruturadas com os comerciantes inseridos no mercado municipal de Itabaiana. Realizou-se coleta e sistematização de dados secundários no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censos Agropecuários e Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, servindo para analisar, relacionar e compreender os números obtidos a partir dos dados primários. Os domicílios visitados dedicam as atividades agrícolas principalmente à produção da batata e da mandioca, mas os agricultores relatam a dificuldade de lidar com esse tipo de produção, já que os preços recebidos pelo que é produzido acabam sendo insuficientes. Cabe destacar a importância que as ações do Estado poderem exercer na reprodução das unidades familiares rurais, sendo que em áreas pobres, como é o caso do Agreste de Itabaiana/SE, os agricultores não dispõem de recursos financeiros ou instrução suficiente, para apropriarem-se de novas técnicas agrícolas ou até mesmo buscarem novos mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ernandes Barreto Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Gegrafo licenciado pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Geografia (bolsista da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UESB), vinculado ao Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGeo/UESB (Inserido na linha de pesquisa: Produção dos espaços rurais e urbanos). Tem experiência em produção dos espaços rurais e ensino de geografia. É integrante do GDRR/UFS/CNPq (Grupo de Pesquisa Sobre Dinâmica Rural e Regional), com estudos concentrados na análise da agricultura familiar, diversificação do trabalho e desenvolvimento rural, importantes na compreensão da produção das relações no meio rural do/no espaço geográfico contemporâneo. É membro da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Sociedade Científica, Cultural e Educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas. Desenvolveu de maneira voluntária (2014-2015), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com a temática voltada para o estudo da Agricultura Familiar e Pluriatividade no Rural/Urbano de Areia Branca e Moita Bonita. Foi bolsista (2015-2016) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com análise concentrada na compreensão da Pluriativa como Estratégia para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Agreste de Itabaiana. Foi integrante (2013-2016) do projeto: A perspectiva pluriativa como estratégia de fortalecimento de políticas públicas para agricultura familiar no Alto Sertão do São Francisco (financiado pelo CNPq).

José Eloízio da Costa, Universidade Federal de Sergipe

É graduado em Geografia - LIcenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe, e também com graduação em Direito, pela mesma instituição (2001). É Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1992) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro (1999). É Professor Associado I do Departamento de Geografia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Orienta nos três níveis: graduação (PIBIC), mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa Sobre Transformações no Mundo Rural, credenciado no CNPq e certificado pela instituição, onde agrega diversos projetos de pesquisa na área de Desenvolvimento Rural. Na Graduação atua nas disciplionas de Geografia Humana (Geografia Econômica, Geografia Política e Geografia da População), e na Pós-Graduação em Tópicos Especiais com temas voltados à Legislação Agrária e Ambiental, além de disciplinas vinculadas a Questão Regional, particularmente aos estudos sobre a região Nordeste. Suas pesquisas estão concentradas nos estudos sobre os Territórios Rurais, dos impactos socioterritoriais das microfinanças sobre o meio rural, das tecnologias sociais aplicadas nos segmentos dos agricultores familiares e dos estudos sobre a violência dentro da perspectiva da Geografia.

Fernanda Viana de Alcantara, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS - com Estagio do Programa de Doutorado Sanduíche - CAPES na Universidade de Lisboa. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2000), especialização em Geografia e Desenvolvimento Local pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professora adjunta 40 horas no curso de Licenciatura e Pos-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Vice-Coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Desenvolvimento Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, desenvolvimento regional, políticas públicas, desenvolvimento territorial rural, meio ambiente e em coordenação da área de Ciências Humanas. E também atuou no ensino superior dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), e membro dos Grupos de Pesquisa: Transformações no Mundo Rural e Trabalho Mobilidade do Trabalho e Relação Campo-Cidade, desenvolvendo atividades nos Projetos Gestão dos Territórios Rurais e Desenvolvimento Territorial e Politicas Publicas: As Intervenções no Espaço Rural e membro do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território do Sudoesta - BA (Edital CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014).

Marcelo Alves Mendes, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Geografia Agrária e Regional pela UFS. Atualmente é professor adjunto III no curso de Geografia (DGEI/UFS), Coordenou as disciplinas Geografia Agrária e Geografia Regional dos Países Periférifcos da UAB/UFS. Líder do grupo de pesquisa sobre dinâmica rural e regional - GDRR/DGEI/UFS e membro pesquisador do grupo de pesquisa sobre transformações no mundo rural - NPGEO/UFS, ambos credenciados pelo CNPq.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. De camponeses a agricultores: os paradigmas do capitalismo agrário em questão. Campinas-SP: UNICAMP/IE (1990). (Tese de Doutorado).
ABRAMOVAY, Ricardo. Desenvolver os territórios fortalecendo o empreendedorismo de pequeno porte. 1° Forum Internacional território, Desenvolvimento Rural e Democracia. Relatório Final. Fortaleza, novembro 2003. 35 p.
CARDOSO, Jucyene das Graças. Agricultura familiar, pluriatividade e políticas públicas na região Nordeste e Sul do Brasil, nos anos 1990 e 2000: trajetórias de desafios. Uberlândia-MG: UFU/MG, 2013. (tese de doutorado).
CARVALHO, D. M. de, COSTA, J. E. da. Cadeia Produtiva das Hortaliças em Itabaiana/Se: O Caso da Produção e da Comercialização nas Áreas Irrigadas. In: Desenvolvimento territorial, agricultura e sustentabilidade no Nordeste. (Organizadores) Diana Mendonça de Carvalho, Fernanda Viana de Alcântara, José Eloízio da Costa São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
FAJARDO, Sergio. Complexo agroindustrial, modernização da agricultura e participação das cooperativas agropecuárias no estado do Paraná. - revista on line caminhos da geografia. , Uberlândia-MG, v. 9, n. 27, set. 2008, p. 31-44.
GRAZIANO DA SILVA, José, O novo rural brasileiro. Nova Economia, v. 7, n. 1. Belo Horizonte- MG, 1997. p. 43-81.
GRAZIANO DA SILVA, José. Os desafios das Agriculturas Brasileiras. In: A Agricultura Brasileira: desempenho, desafios e perspectivas / organizadores: José Garcia Gasques, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Zander Navarro. - Brasília: Ipea, 2010. p. 157-184.
LOPES, Eliano Sérgio A. A pluriatividade na agricultura familiar do Estado de Sergipe. In: Territórios Rurais e Agricultura Familiar no Nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.
MENDES, Marcelo Alves. Os (des) caminhos geográficos e a pluriatividade na agricultura familiar: aspectos teóricos e cotidianidade da agricultura familiar no Nordeste. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 200. 261p.
NASCIMENTO, Carlos A. do. Pluriatividade, pobreza rural e políticas públicas. Campinas-SP: UNICAMP/IE, 2005. (Tese de Doutorado).
NASCIMENTO, J. E. B; MENDES, Marcelo Alves. Dinâmica da agricultura familiar na Microrregião do Agreste de Itabaiana. Anais do VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Goiânia-GO: Editora da UFG, 2015. v. Único. p. 579-592.
NASCIMENTO, J. E. B; MENDES, Marcelo Alves. A diversificação do trabalho como estratégia para o fortalecimento da agricultura familiar no agreste de Itabaiana. Anais do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade. Maceió-AL, Editora da UFAL, 2016. V. Único. p. 1-20. http://sober.org.br/54sober/.
PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI; Tradução Monica Baumgarten de Bolle. – I ed. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
ROCHA, Altemar Amaral; SANTOS, Geisa Alves dos. A dimensão do urbano e as relações de produção no povoado Santo Antônio - Barra do Choça/BA. In: Anais do XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB). Fortaleza; 2015 p. 1-20.
SANTIAGO, João Phelipe. Espaço geográfico e geografia do Estado em Friedrich Ratzel – Vitória da Conquista: Edições UESB, 2013. 218p.
SCHNEIDER, Sérgio. As atividades rurais não agrícolas e as transformações do espaço rural: perspectivas recentes. Publicado em Cuadernos de Desarrollo Rural. v. 1 n 44, Bogotá – Colômbia, 2000, p. 11-40.
SCHNEIDER, Sérgio. Agricultura familiar e desenvolvimento rural endógeno. Texto apresentado no Seminário de Desenvolvimento Rural - Tendências e debates contemporâneos. Realizado em 26 e 27 de maio de 2003, pela UFSM, em Santa Maria-RS/ Publicado em 2006.
SCHNEIDER, Sérgio. A importância da pluriatividade para as políticas públicas no Brasil. Revista Política Agrícola, Ano XVI, nº 3, Jul./Set./ 2007.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta - São Paulo: Companhia de letras, 2010. 461 p. 4ª reimpressão.
VEIGA, José Eli da; FAVARETO, Arilson; AZEVEDO, Cristina M. A; BITTENCOURT, Gerson; VECCHIATTI, Karin; MAGALHÃES Reginaldo; O Brasil rural precisa de uma estratégia de desenvolvimento. Brasília: Convênio FIPE – IICA (MDA/CNDRS/ NEAD) 2001.
Dados coletados em:
www.ibge.gov.com.br: Acessado em setembro de 2016.
http://www.cidades.ibge.gov.br, Acessado em 05/01/2017.
http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m, acessado em 17/11/2016.
http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/agric/default.asp; acessado em 20/11/2016.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Nascimento, J. E. B., Costa, J. E. da, Alcantara, F. V. de, & Mendes, M. A. (2017). AGRICULTURA FAMILIAR E A RELAÇÃO RURAL/URBANO NO AGRESTE DE ITABAIANA/SE. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 6(2), 118–142. https://doi.org/10.18540/rever622017118-142