A teoria das cooperativas camponesas

Autores

  • Mirian Fabiane Strate Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever712018417-422

Resumo

A obra de Alexander Chayanov, teve sua primeira versão escrita na Rússia em 1919, e foi atualizada pelo autor em 1927, posteriormente traduzida para o inglês por Teodor Shanin em 1991. O agrônomo, economista e novelista russo é uma das principais referências nos estudos sobre o campesinato, agricultura familiar, diferenciação social, cooperativismo e desenvolvimento rural. O tema central é o cooperativismo como forma de organização social da produção agroalimentar. A obra está organizada em 14 capítulos em que o autor aborda o conceito de organização vertical, a teoria dos ótimos diferenciais, a organização e circulação de crédito na economia camponesa, os princípios básicos da organização cooperativista e exemplifica diferentes modelos de cooperativismo, concluindo com os princípios fundamentais da organização das cooperativas agrícolas. O autor apresenta um modelo teórico de explicação para entender como funcionam os empreendimentos camponeses cooperativos que poderia ser aplicado na produção, na comercialização e no consumo. A obra não é apenas uma explicação acerca do cooperativismo camponês russo do século XIX, ela tem a força de uma teoria explicativa universal e caracteriza-se como uma obra atual para compreender o sistema cooperativo, que, em tempos de crise do capitalismo, pode configurar-se como um processo de construção de novas formas de organização social e associativismo que estimulem a participação social, a confiança e a reciprocidade entre os atores e as instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Fabiane Strate, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bióloga, mestranda em Desenvolvimento Rural - PGDR - UFRGS

Referências

CHAYANOV, Alexander. (2017), A teoria das cooperativas camponesas; revisão e tradução de Regina Vargas – Porto Alegre: Editora da UFRGS.

LAUSCHNER, Roque. (1994), Cooperativismo e Agricultura Familiar. ED. UNISINOS. São Leopoldo.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Strate, M. F. (2018). A teoria das cooperativas camponesas. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 7(1), 417–422. https://doi.org/10.36363/rever712018417-422