Apresentação do dossiê temático Conflitos ambientais e violações de direitos humanos em contexto de grandes empreendimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36363/rever72201801-04

Resumo

Nesta edição da Revista de Extensão e Estudos Rurais trazemos a público o dossiê temático Conflitos ambientais e violações de direitos humanos em contextos de grandes empreendimentos, num esforço que se volta ao incentivo e à promoção dos estudos rurais que se dedicam aos conflitos que permeiam as múltiplas e complexas relações constituídas historicamente entre a sociedade e a natureza. A partir de quatro eixos orientadores (Questão-ambiental e relação global-local; Violações de direitos humanos; Política ambiental e institucionalização dos conflitos ambientais; Povos do campo, da floresta, dos rios e mares, agricultura familiar e camponesa, povos indígenas e tradicionais), buscamos contribuir para um debate que se atualiza a todo tempo não somente em virtude da cumulatividade e complexificação concernente aos estudos e aportes teórico-metodológicos, mas também pelos desafios que o cenário atual, atravessado pela desvalorização e negligência da agenda socioambiental no Brasil, impõe às reflexões nos espaços acadêmicos, políticos-institucionais e das lutas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Magalhães Siman, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Pós-graduado em "Estudos de impacto e licenciamento ambiental" pela Puc-Minas (2012). Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ (2015). Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (UFV). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: campesinato e agricultura familiar; povos e comunidades tradicionais; relação agricultura-indústria; fomento florestal; conflitos agroambientais; patrimônio cultural imaterial. 

Marcelo Romarco Lelles de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui doutorado em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2002), especialização em História do Brasil Pós-1930 pela Universidade Federal Fluminense (2007) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1999). Professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Sociologia, Extensão e Antropologia, com ênfase na área Rural, atuando principalmente nas seguintes áreas: Assentamentos Rurais, Desenvolvimento Rural, Comunidades Rurais, Conflitos Ambientais, Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental no meio socioeconômico e experiência em planejamento participativo junto a comunidades tradicionais. Atualmente, tem se dedicado a pesquisas junto a comunidades extrativistas na Amazônia brasileira.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Siman, F. M., & de Oliveira, M. R. L. (2018). Apresentação do dossiê temático Conflitos ambientais e violações de direitos humanos em contexto de grandes empreendimentos. Revista De Extensão E Estudos Rurais, 7(2), 01–04. https://doi.org/10.36363/rever72201801-04

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)