TRABALHO E SAÚDE: FATORES DE RISCO RELACIONADOS AOS PROFISSIONAIS DE CALL CENTERS
Palavras-chave:
call center, ergonomia, profissional de saude.Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar, através de uma revisão bibliográfica, os fatores de risco relacionados aos profissionais de call center. Esses trabalhadores sofrem de diversas desordens físicas, psíquicas, emocionais e sociais devido à grande jornada de trabalho a que estão sujeitos, condições precárias de equipamentos e pressão excessiva por produção. Distúrbios vocais e desordens auditivas são comuns e muito encontrados em trabalhadores de call center, devido a uso excessivo da voz; ar condicionado; poeira; ruídos provenientes do próprio fone de ouvido (headset); circulação das pessoas; e movimentação dos móveis. Os sintomas mais comuns encontrados, quanto às lesões musculoesqueléticas, foram síndrome miofascial de dor, dores crônicas em sistemas nervosos e dores musculares de intensidade moderadanas áreas do corpo. Os resultados evidenciam a importância da ginástica laboral e da ergonomia nesse setor, voltandosepara espaço, mesa de trabalho, cadeira, ambiente geral e organização do trabalho. Conclui-se, portanto, que a análise bibliográfica identificou diversos fatores de risco relacionados a esses trabalhadores, evidenciando a importância da discussão dessa temática, pois os trabalhadores estão sujeitos a situações que podem levá-los a desenvolver doenças ocupacionais, influenciando negativamente na qualidade de vida. Apesar de serem satisfatórios os estudos acerca da temática, ainda há necessidade de estudos nos campos de ergonomia e saúde ocupacional com essa classe trabalhadora, principalmente no Brasil
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