TRABALHO E SAÚDE: FATORES DE RISCO RELACIONADOS AOS PROFISSIONAIS DE CALL CENTERS

Autores

  • Gabriela Martins Gorski Mestrandos em Engenharia de Produção – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa.
  • Dante Luís Pereira Mestrandos em Engenharia de Produção – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa
  • Elisandra Montes Pizblski Mestrandos em Engenharia de Produção – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa
  • Luiz Alberto Pilatti Doutor em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/ Professor e vice-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Palavras-chave:

call center, ergonomia, profissional de saude.

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar, através de uma revisão bibliográfica, os fatores de risco relacionados aos profissionais de call center. Esses trabalhadores sofrem de diversas desordens físicas, psíquicas, emocionais e sociais devido à grande jornada de trabalho a que estão sujeitos, condições precárias de equipamentos e pressão excessiva por produção. Distúrbios vocais e desordens auditivas são comuns e muito encontrados em trabalhadores de call center, devido a uso excessivo da voz; ar condicionado; poeira; ruídos provenientes do próprio fone de ouvido (headset); circulação das pessoas; e movimentação dos móveis. Os sintomas mais comuns encontrados, quanto às lesões musculoesqueléticas, foram síndrome miofascial de dor, dores crônicas em sistemas nervosos e dores musculares de intensidade moderadanas áreas do corpo. Os resultados evidenciam a importância da ginástica laboral e da ergonomia nesse setor, voltandosepara espaço, mesa de trabalho, cadeira, ambiente geral e organização do trabalho. Conclui-se, portanto, que a análise bibliográfica identificou diversos fatores de risco relacionados a esses trabalhadores, evidenciando a importância da discussão dessa temática, pois os trabalhadores estão sujeitos a situações que podem levá-los a desenvolver doenças ocupacionais, influenciando negativamente na qualidade de vida. Apesar de serem satisfatórios os estudos acerca da temática, ainda há necessidade de estudos nos campos de ergonomia e saúde ocupacional com essa classe trabalhadora, principalmente no Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, J. I.; PINHO, D. L. M. As transformações do trabalho e desafios teórico-metodológicos da Ergonomia. Estudos de Psicologia, v. 7, p. 445-552, 2002.

ABRAHÃO, J. I.; SANTOS, V. O controle no trabalho: os seus efeitos no bem-estar e na produtividade. In: TAMAYO, A. (Org.) Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ABRAHÃO, J. I.; TORRES, C. C. Entre a organização do trabalho e o sofrimento: o papel de mediação da atividade. Revista Produção, v. 14, n. 3, p. 067-076, 2004.

ALMEIDA, V. H. Sala de descanso em telemarketing e qualidade de vida. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.

AMORIM, G. O. et al. Comportamento vocal de teleoperadores pré e pós-jornada de trabalho. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 170-176, 2011.

AZEVEDO, V. A. Z.; KITAMURA, S. Novas tecnologias, ergonomia e qualidade de vida no trabalho. In: VILARTA, R. et al. Qualidade de vida e novas tecnologias. Campinas: Ipes editorial, 2007. p. 87-96.

BAKER, N. A., et al. The ability of background factors, work practices, and psychosocial variables to predict the severity of musculoskeletal discomfort. Occupational Ergonomics, n. 2, p. 27-41, 2010.

BERNARD, B. P. Musculoskeletal disorders and workplace factors: a critical review of the epidemiological evidence for work-related musculoskeletal disorders of the neck, upper-extremity and low back. NationalInstitute for Occupational Health andSafety, n. 1, p. 91-131, 2011.

BOSI, A. P. Não somos máquinas: passado e presente dos trabalhadores em telemarketing. Revista Política & Trabalho, n. 31, p. 169-196, 2009.

CARVALHO, C. D.; OLIVEIRA, S. E.; GOMES, Z. R. E. Análise do índice de absenteísmo dos operadores de telemarketing praticantes e não praticantes de ginástica laboral. Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, n. 146, 2010.

CAVALCANTE, V. A. Ergonomia: método de avaliação de postura – OWAS. Monografia (Especialização em segurança do trabalho) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, 2011.

CHUNG, M. K.; CHOI, K. Ergonomic analysis of musculoskeletal discomforts among conversational VDT operators. Computers & Industrial Engineering, v. 33, p. 521-524, 2007.

CIELO, C. A.; BEBER, B. C. Saúde vocal do teleoperador. Distúrbio Comunicação, v. 24, n. 1, p. 109-116, 2012.

COOK, C. The prevalence of neck and upper extremity musculoskeletal symptoms in computer mouse users. International Journal of Industrial Ergonomics, v. 26, p. 347-356, 2010.

FELICIO, J. Avaliação da exposição ocupacional ao ruído em atividades que utilizam fones de ouvido (headsets e headphones). 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade de São Paulo, 2008.

FERREIRA, M.; SALDIVA, P. H. N. Computer-telephoneinteractivetasks: predictors of musculoskeletal disorders according to work analysis and workers’ perception. Applied Ergonomics, v. 33, p. 147-153, 2002.

FERREIRA, M.; CONCEIÇÃO, G. M.; SALDIVA, P. H. Work organization is significantly associated with upper extremities musculoskeletal disorders among employees engaged in interactive computer–telephone tasks of an international bank subsidiary in Sao Paulo, Brazil. American Journal of Industrial Medicine, v. 31, p. 468-473, 1997.

FERREIRA, M. C. Interação teleatendente - teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 29, p. 07-15, 2004.

FERREIRA, L. P. et al. Condições de produção vocal de teleoperadores: correlação entre questões de saúde, hábitos e sintomas vocais. Revistada Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v.13, n. 4, p. 307-315, 2008.

FILHO, J. M. J.; ASSUNÇÃO, A. A. Trabalho em teleatendimento e problemas de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 31, p. 4-6, 2006.

GALASSO, L. M. R. Humor e estresse no trabalho: fatores psicossociais e benéficos no trabalho dos operadores de telemarketing. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Pública) — Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

GIMENES, M. J. F. Perdas auditivas em operadores de teleatendimento em uma empresa aérea. 2008. 157 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

GRAVES, R. J. et al. Potential musculoskeletal risk factors in electricity distribution linesmen tasks. Contemporary Ergonomics, p. 215-220, 2006.

HALES, T. R. et al. Musculoskeletal disorders among visual-display terminal users in a telecommunications company. Ergonomics, v. 37, p. 1603-1621, 2004.

HALFORD, V.; COHEN, H. H. Technology use and psychosocial factors in the self-reporting of musculoskeletal disorder symptoms in call center workers. Journal of Safety Research v. 34, p.167-173, 2012.

HOEKSTRA, E. J. et al. Ergonomic, job task, and psychosocial risk factors for work-related musculoskeletal disorders among teleservice center representatives. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 8, p. 421-431, 2006.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgar Blücher,1990.

INTERNATINAL ERGONOMICS ASSOCIATION. What is ergonomics. Disponível em: <http://www.iea.cc/01_what/What%20is%20Ergonomics.html> Acesso em: 14 maio 2012.

JUNIOR, M. M. C. Avaliação ergonômica: revisão dos métodos para avaliação postural. Revista Produção Online, v. 6, n. 3, p.133, 2006.

LEITE, C. M.; MELO, N. M. S. Análise ergonômica em um setor de telemarketing de uma empresa de médio porte em Aracaju: dificuldades e propostas de melhorias. Revista Eletrônica Administração e Ciências Contábeis, n. 5, 2011.

LIMA, F. B. Stress, qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho de call center. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas – SP, 2004.

LOPES, E. C. T.; NOGUEIRA, J. E.; MARTINEZ, L. R. M. Influência da ginástica laboral em funcionários que trabalham com telemarketing. Revista Digital, Buenos Aires, v. 13, n. 124, 2008.

MANCILHA, R. A. Ginástica laboral: um meio de promover qualidade de vida no trabalho. In: _______. Qualidade de vida em propostas de intervenção corporativa. Campinas: Ipes editorial, 2007. p. 203-209.

MARCUS, M.; GERR, F. Upper extremity musculoskeletal symptoms among female office workers: associations with video display terminal use and occupational psychosocial stressors. American Journal of Industrial Medicine, v. 29, p. 161-170, 2006.

MONTEIRO, M. I.; FERNANDES, A. C. P. Capacidade para o trabalho de trabalhadores de empresa de tecnologia da informação. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 5, p. 603-608, 2006.

MOREIRA, T. C. et al. Intervenção fonoaudiológica para consultores em um serviço de teleatendimento; bem-estar vocal. Revista CEFAC, v.12, n.4, p. 936-944, 2010.

MOTTA, F. V. Avaliação ergonômica de postos de trabalho no setor de pré-impressão de uma indústria gráfica. (Monografia) Engenharia de Produção. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2009.

NORMAN, K. et al. Working conditions and health among female and male employees at a call center in Sweden. American Journal of Industrial Medicine, v. 46, p. 55-62, 2004.

PADILHA, M. P. et al. Grau de quantidade de fala e intensidade vocal de teleoperadores em ambiente laboral e extralaboral. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 4, p. 385-90, 2012.

PERES, C. C. et al. Uma construção social: o anexo da norma brasileira de ergonomia para o trabalho dos operadores de telemarketing. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 31, p. 35-46, 2006.

PERES, C. C. Satisfação com o sistema de pausas no trabalho: teleatendimento/telemarketing. 2003. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

PIMENTEL, A. T. Teleoperadoras ativas: estresse e expressividade oral. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIRATELLO, L. Saúde em movimento. In: VILARTA, R.; GUTIERREZ, G. L. Qualidade de vida em propostas de intervenção corporativa.. Campinas: Ipes editorial, 2007. p. 151-155.

POLETTO, S. S. Avaliação e implantação de programas de ginástica laboral, implicações metodológicas. 2002. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

RATES, A. C. P.; AMARAL, R. M. S.; MAGALHÃES, S. R. Aspectos positivos e negativos do programa de ginástica laboral em uma empresa de call-center. Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, 2010.

RECHENBERG, L. Prevalência de sintomas vocais em operadores de telemarketing. 2005. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

REGO, R. M. Expressão artística e teleatendimento: perspectivas para a melhoria de qualidade de vida no trabalho. Psicologia Ciência e Profissão, v. 27, n. 3, p. 376-395, 2007.

RENNER, J. S. Prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Boletim da Saúde, v. 19, n. 1, 2005.

RESENDE, M. C. F. et al. Efeitos da ginástica laboral em funcionários de teleatendimento. Revista Acta Fisiátrica, v.14, n. 1, 2007.

SANTOS, T. M.; GIMENES, M. I. M. M.; MOURA, V. R. C. Análise do nível de ruído ambiental em uma central de call center. Disponível em: <http://www.ieaa.com.br/FormacaoProfissional/Biblioteca/Analise-do-Nivel-de-Ruido-Ambiental-em-uma-Central-de-Call-Center>. Acesso em: 17 maio 2012.

SANTOS, V. et al. Projeto ergonômico de centrais de atendimento. Disponível em: <http://www.ergonomianotrabalho.com.br/analise-ergonomica-centrais-de-atendimento.pdf> Acesso em: 29 maio 2012.

SCOLARI, C.; COSTA, S. G.; MAZZILLI, C. Prazer e sofrimento entre os trabalhadores de call center. Psicologia -USP, v. 20, n. 4, p. 555-576, 2009.

SEGNINI, L. R. S. Centrais de atendimento nos bancos e nas empresas terceirizadoras. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br/pesquisa/artigos/LILIANA/cap42.html> Acesso em: 13 maio 2012.

SILVA, A. M. A Regulamentação das condições de trabalho no setor de teleatendimento no Brasil: necessidades e desafios. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.

SILVA, M. C. B. et al. Avaliação do processamento auditivo em operadores de telemarketing. Revista CEFAC, v. 8, n. 4, 2006.

SOARES, G. R.; ASSUNÇÃO A. A.; LIMA, A. P. F. A baixa adesão ao programa de ginástica laboral: buscando elementos do trabalho para entender o problema. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 31, n. 114, p. 149-160, 2006.

SOUZA, J. P. C.; RODRIGUES, C. L. P. Vantagens e limitações de duas ferramentas de análise e registro postural quanto à identificação de riscos ergonômicos. In: SIMPEP, 13., 2006, Bauru, SP. Anais... Bauru, SP: 2006.

TESSLER, J. S. Macroergonomia em call center de ambiente universitário. 2002. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

VENCO, S. Quando o trabalho adoece: uma análise sobre o teleatendimento. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, v. 3, n. 3, 2008.

VERGARA, E. F. et al. Avaliação da exposição de operadores de teleatendimento a ruído. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 31, n. 114, p. 161-172, 2006.

VIEIRA, A. P. Prazer, sofrimento e saúde no trabalho de teleatendimento. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2005.

VILELA, L. V. O.; ASSUNÇÃO, A. A. Os mecanismos de controle da atividade no setor de teleatendimento e as queixas de cansaço e esgotamento dos trabalhadores. Caderno Saúde Pública, v. 20, n. 4, 2004.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Gorski, G. M. ., Pereira, D. L. ., Pizblski, E. M. ., & Pilatti, L. A. . (2014). TRABALHO E SAÚDE: FATORES DE RISCO RELACIONADOS AOS PROFISSIONAIS DE CALL CENTERS. Revista Mineira De Educação Física, 22(2), 100–126. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10081