SIGNIFICADOS DAS DANÇAS DE SALÃO COMO VIVÊNCIA LÚDICA NO CONTEXTO DO LAZER

Autores

  • Rita de Cassia Fernandes Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Palavras-chave:

danças de salão, lazer, ludicidade

Resumo

O objetivo do presente estudo de cunho etnográfico foi analisar os significados das danças de salão para praticantes de uma associação atlética esportiva situada na cidade de Itu-SP. Para isso, foram realizadas observações dos participantes, registradas em diário de campo, além de entrevistas semiestruturadas, contendo três questões abertas, com 20 praticantes de danças de salão dessa instituição, com média de idade de 33 anos, praticantes há pelo menos um ano. Adotou-se a Análise de Conteúdo como forma de tratamento dos dados (BARDIN, 2013). Os resultados mostraram a multiplicidade de sentidos e significados atribuídos pelos praticantes, com ênfase maior na questão da possibilidade de aprender a dançar, além da presença do discurso da saúde e do bem-estar. Dessa forma, entendemos que práticas pedagógicas pautadas em metodologias mais participativas, problematizadoras e lúdicas podem favorecer a formação humana no contexto do lazer, ou seja, o aprendizado de valores, normas e atitudes essenciais à convivência em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, E. V; PEREIRA, L. T. Z; KESSLER, E. J. Timidez e motivação em indivíduos praticantes de dança de salão. Campinas: Conexões, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2013.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CUNHA, M. L. et al. Dança de salão: repercussões nas atividades de vida diária. Caderno de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2008.
DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
GAION, A. B. Dança de salão: qualidade de vida e integração. São Paulo: Lesde, 2007.
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.
MELO, V. A. de; ALVES JÚNIOR, E. D. Introdução ao lazer. Barueri, SP: Manole, 2003.
MOLINA NETO, V. et al. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
OLIVEIRA, S. R. G. de et al. Espaço interpessoal na dança de salão. São Paulo: Motriz, 2002.
SOUZA, M. I. G. Dança de salão: uma experiência estética popular. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/740/677>. Acesso em: 28 fev.2011.
VOLP, C. M. Vivenciando a dança de salão na escola. Tese (Doutorado) –Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, USP, São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Fernandes, R. de C. . (2014). SIGNIFICADOS DAS DANÇAS DE SALÃO COMO VIVÊNCIA LÚDICA NO CONTEXTO DO LAZER. Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 126–140. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10102