O BADMINTON A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COEDUCATICA: A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Luciano Nascimento Corsino Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela UNIFESP. Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFSCar. Professor de Educação Física na Prefeitura de São Paulo – SME/SP
  • Nathalia Chaves Gomes Professora da Prefeitura de São Paulo – SME/SP, Especialista em Educação Física: fundamentos teóricos e a prática profissional na escola – UNICAMP

Palavras-chave:

educação física, relações de gênero, esportes com raquete

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi identificar o ponto de vista de uma professora de educação física acerca das relações de gênero durante a prática do badminton a partir de um programa de nove aulas, em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, que se utilizou de entrevista semiestruturada como técnica para coleta de dados. Após a análise dos dados, identificou-se que o badminton se apresentou como um esporte desconhecido pelos alunos e alunas, pode ser um importante tema a ser desenvolvido no cotidiano escolar e sua problematização oportunizou cruzamentos das fronteiras de gênero, que são aspectos dificultadores do trabalho do/a professor/a de educação física.

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Publicado

2013-10-30

Como Citar

Corsino, L. N. ., & Gomes, N. C. . (2013). O BADMINTON A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COEDUCATICA: A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Revista Mineira De Educação Física, 21(3), 114–126. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10125