CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO NO VOLEIBOL: A DIFERENÇA ENTRE ATLETAS DA CATEGORIA INFANTIL E INFANTOJUVENIL DO SESI BETIM

Autores

  • Sebastião Júlio Alves da Silva Matias Graduado em Educação Física pela FESBH
  • Gustavo De Conti Teixeira Costa Professor Mestre Orientador pela FESBH

Palavras-chave:

voleibol, conhecimento tático declarativo

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento tático declarativo dos atletas da categoria infantil e infantojuvenil do SESI Betim. A amostra deste estudo foi composta por 32 atletas de voleibol, sendo 22 com 15 anos, pertencentes à categoria infantil, e 10 com idade entre 16 e 17 anos, pertencentes à categoria infantojuvenil. Os atletas responderam ao questionário de conhecimento tático declarativo no voleibol, a partir da validação de cenas de ataque, levantamento e bloqueio. Foram empregados testes estatísticos para determinar a existência de diferença entre os escalões de competição no voleibol em relação ao conhecimento tático declarativo. Os dados foram expressos pela estatística descritiva: média, desvio-padrão, valor mínimo e valor máximo. Os resultados encontrados demonstraram que os atletas da categoria mais velha apresentaram conhecimento tático declarativo superior ao dos atletas da categoria mais nova. Provavelmente, os fatores relacionados à especialização influenciaram no resultado dos testes aplicados, já que o tempo de prática alterou o nível de conhecimento tático declarativo. Por fim, os atletas, em sua maioria, souberam expressar qual seria a decisão tomada frente às situações-problema, mas não conseguiram justificar suas ações.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Matias, S. J. A. da S. ., & Costa, G. D. C. T. . (2016). CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO NO VOLEIBOL: A DIFERENÇA ENTRE ATLETAS DA CATEGORIA INFANTIL E INFANTOJUVENIL DO SESI BETIM. Revista Mineira De Educação Física, 24(2), 17–27. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9830