PROJETO ESCORREGA NO SABÃO – UMA ALTERNATIVA AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rodrigo Mendes Costa Professor de Educação Física da EEMASA – Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo com Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral – UFV; PósGraduação em Treinamento Desportivo – UFV; Pós-Graduação em Atividades Motoras para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – UFJF; Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde – UFPR e Mestre em Ciências da Educação Física, Esporte e Recreação – UCCFD UNIVERSIDADE DE MATANZAS – CUBA.
  • Renato Maia dos Santos Professor de Educação Física da EEMASA – Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo

Palavras-chave:

meio ambiente, reciclagem, Educação Física Escolar

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência aplicada com a introdução do Projeto Escorrega no Sabão na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé-MG, especificamente desenvolvido com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre de 2011. O objetivo foi ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, buscando explorar diferentes temáticas no contexto da Educação Ambiental. A Educação Ambiental é um componente essencial, integral e permanente da educação, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, como também ser abordada por todas as disciplinas, inclusive a Educação Física. Esse processo de ensino e aprendizagem deve considerar os alunos em todas as suas dimensões. Neste trabalho sobre a questão ambiental, a Educação Física Escolar abordou de forma didática e interdisciplinar o tema reciclagem, tendo ainda, como referencial para as aulas teóricas e práticas, especificamente a apresentação e contextualização da reciclagem do óleo de cozinha, a utilização da sucata na construção de brinquedos para os jogos e brincadeiras e os esportes de aventura na natureza. Partiu-se inicialmente da exploração do tema a partir de vídeos educativos retirados da internet sobre a reciclagem do óleo de cozinha para fazer sabão, com posterior discussão e debates com os alunos, além da visualização de alguns brinquedos feitos com sucatas e, finalmente, um mural e um pôster explicativo de vários esportes que podem ser praticados na natureza

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 1° e 2° ciclos, v. 7, Brasília, 1997.

_______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 3° e 4° ciclos, v. 7, Brasília, 1998.

CZESZAK, C.A. de M. Educação física escolar: uma abordagem ambienta. Revista Mineira de Educação Física, v. 20, n. 1, p. 151-161, 2012.

CURRIE, K. L. (COL.) Meio ambiente: interdisciplinaridade na prática. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

DARIDO, S. C. Educação física e temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, S. C; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

JORNAL MEIO AMBIENTE (JMA). Motivação e prática da educação física. 24/02/2011. Disponível em: www.jornalmeioambiente.com. Acesso em: 01 mar. 2011.

PARRADO, C. F. et al. Educação ambiental, uma necessidade dos tempos. Revista Digital de Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 17, n. 175, dezembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2012.

PORTAL EDUCAÇÃO. Portal Educação e Sites Associados. Programa de Educação Continuada a Distancia. Curso de Práticas Sustentabilidade. Educação a distancia. Disponível em: . Acesso em: 04 a 11 maio 2009.

PORTELA, A; FARIAS, S. F. Educação ambiental nas aulas de educação física: o desafio dos esportes de aventura como agente integrador. Revista Digital de Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 17, n. 168, maio de 2012. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2012.

RECICLAGEM de óleo de cozinha usado - como fazer sabão. Joguelimpo. Disponível em: <http://youtu.be/H3oRKfiEr8k >. Acesso em: março 2011.

RECICLAGEM do óleo de cozinha. Jornal da Gazeta. Disponível em: < http://youtu.be/iQeJLsW99vw >. Acesso em: março 2011.

RECICLAGEM do óleo de cozinha. WMV. Richardson Rodrigo. Disponível em: <http://youtu.be/Hr34NuhTEDc >. Acesso em: março 2011.

SELBACH, S. et al. Educação física e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção Como Bem Ensinar).

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Costa, R. M. ., & Santos, R. M. dos . (2016). PROJETO ESCORREGA NO SABÃO – UMA ALTERNATIVA AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Mineira De Educação Física, 24(2), 115–132. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9840