OS ESPORTES DE RAQUETES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rodrigo Mendes Costa 1Professor de Educação Física da EEMASA – Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, com Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral - UFV; Pós-Graduação em Treinamento Desportivo – UFV; Pós-Graduação em Atividades Motoras para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – UFJF; PósGraduação em Atividade Física e Saúde – UFPR; e Mestre em Ciências da Educação Física, Esporte e Recreação – UNIVERSIDADE DE MATANZAS – UCCFD - CUBA

Palavras-chave:

tênis de campo, tênis de mesa, badminton, frescobol, squash, Educação Física

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência desenvolvida com os esportes de raquete na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, na cidade de Muriaé, Estado de Minas Gerais, especificamente aplicada aos alunos do Projeto Educação de Tempo Integral, cursando do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos, entre os meses de junho e setembro de 2013. O projeto teve a intenção de despertar os alunos para a prática de atividades físicas e esportivas a partir das modalidades de jogos e esportes de raquete, em especial do tênis de campo, tênis de mesa, badminton, frescobol e squash, buscando favorecer a melhoria das competências motoras, cognitivas e afetivas sociais no cotidiano cultural formal e informal dos alunos. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma teórica e prática na sala de aula e na quadra da escola, dentro da oficina de esportes. O monitoramento ocorreu através do diário de classe, do caderno do módulo II e das reuniões pedagógicas. As referidas atividades foram executadas pelo professor da disciplina de Educação Física por meio de observações e intervenções. O processo avaliativo foi pautado em princípios que evidenciaram claramente a elevação dos níveis de conhecimento sobre as modalidades, as habilidades motoras e a convivência entre os alunos, por meio da diversidade de brincadeiras e jogos de rebater.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALBINOTTI, Carlos (Org.). O ensino do tênis: novas perspectivas de aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

COPELLI, V. N. Introdução dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar: uma visão segundo a cultura corporal do movimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.

CORSINO, L. N.; GOMES, N. C. O badminton a partir de uma perspectiva co-educativa: a prática docente em uma escola municipal de São Paulo. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 21, n. 3, p. 114-126, 2013.

DARIDO, S. C.; DE SOUZA JR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

DARIDO, S. C. RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2005.

MARINOVIC, W. (Org.). Tênis de mesa: teoria e prática. 1. ed. São Paulo, SP: Phorte, 2013.

OFICINA DE ESPORTES DE RAQUETES. Por que ensinar esportes de raquetes na Educação Física? 21 de outubro de 2007. Disponível em: <http://oficinadeesportesderaquetes.blogspot.com>. Acesso em: 01 ago. 2013.

SESI. Serviço Social da Indústria. Tênis, tênis de mesa & badminton. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2012.

Publicado

2015-10-30

Como Citar

Costa, R. M. . (2015). OS ESPORTES DE RAQUETES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Mineira De Educação Física, 23(3), 148–160. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9957