APLICAÇÃO DO TEAM SPORTS ASSESSMENT PRODUCE (TSAP) NO BASQUETEBOL: REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
performance, basquetebol, esportes coletivos, TSAPResumo
Este artigo de revisão teve como objetivo analisar o TSAP na avaliação da performance do basquetebol. Para isso, efetuou-se um levantamento de todos os instrumentos de avaliação utilizados no período de 1997 a 2015. Na revisão dos estudos, concluímos que no basquetebol existe uma carência de instrumentos e pesquisas para avaliação das ações de grupo no ataque e na defesa. Nesse sentido, o TSAP apresenta algumas limitações na sua aplicação, nomeadamente sobre aquilo que o jogador faz com a bola no ataque e sua falta de atenção específica para a movimentação da bola. Não obstante essas limitações, o TSAP emerge como uma ferramenta eficaz no intuito de investigar a influência dos métodos de ensinoaprendizagem tradicionais e integrativos, tornando-se um instrumento relevante na análise e avaliação da performance no basquetebol
Downloads
Referências
GRÉHAIGNE, J. F.; RICHARD, J. F.; GRIFFIN, L. L. Teaching and learning team sports and games. New York: RoutledgeFalmer, 2005.
GRÉHAIGNE, J. F.; MAHUT, B.; FERNANDEZ, A. Qualitative observation tools to analyse soccer. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 1, n.1, p. 52-61, 2001.
GRÉHAIGNE, J. F.; GODBOUT, P. Formative assessment in team sports with a tactical approach. The Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.69, n.1, p. 46-51, 1998.
GRÉHAIGNE, J. F; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. Performance assessment in team sports. Journal of Teaching in Physical Education, v. 16, n. 4, p. 500-516, 1997.
GRÉHAIGNE, J. F.; GODBOUT, P. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, v. 47, p. 490-505, 1995.
GRÉHAIGNE, J. F.; ROCHE, J. Les sports collectifs au bac (Team sports in the baccalauréat). Education Physique et Sport, v. 240, p. 80-83, 1993.
GRIFFIN, L.; BUTLER, J. Teaching games or understanding: theory, research and practice: Champaign, IL: Human Kinetics, 2005.
LIGHT, R.; GEORGAKI, S. Invasion games in physical education: assessing knowledge-in-action in using the Team Sport Assessment Procedure. Authentic Assessment Practices for Student Learning, 2008.
LIGHT, R. An international perspective on Teaching Games for Understanding. Special issue of Physical Education and Sport Pedagogy, v. 10, n. 3, 2005.
LIGHT, R.; FAWNS, R. Knowing the game: integrating speech and action in games through TGfU. Quest, v. 55, p. 161-177, 2003.
NADEAU, L.; GODBOUT, P.; RICHARD, J.F. Assessment of ice hockey performance in real-game conditions. European Journal of Sport Science, v. 8, n. 6, p. 379-388, 2008.
RICHARD, J.F.; GODBOUT, P. Formative assessment as an integral part of the teaching-learning process. Physical and Health Education Journal, v. 66, n. 3, p. 4-10, 2000.
SANTOS, R.; MENDES, R. S. ; DIAS, G.; COELHO E SILVA, M. Avaliação da performance em jogos desportivos: Gpai e Tsap. Revista Conexões, v. 14, n. 2, p.137-157, 2016.
TALLIR, I.; MUSCH, E.; LANNOO. K.; VAN DE VOORDE, J. Validation of video-based instruments for the assessment of GP in handball and soccer. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF TEACHING SPORT AND PHYSICAL EDUCATION FOR UNDERSTANDING, 2., 2003. Resumos… Melbourne, Austrália: University of Melbourne, 2003. p. 108-113,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.