APLICAÇÃO DO TEAM SPORTS ASSESSMENT PRODUCE (TSAP) NO BASQUETEBOL: REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Rafael Benjamin dos Santos Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra - Portugal
  • Gonçalo Nuno Figueiredo Dias
  • Rui Sousa Mendes Escola Superior de Educação de Coimbra - Portugal
  • Manuel João Cerdeira Coelho e Silva Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra - Portugal

Palabras clave:

performance, basquetebol, esportes coletivos, TSAP

Resumen

Este artigo de revisão teve como objetivo analisar o TSAP na avaliação da performance do basquetebol. Para isso, efetuou-se um levantamento de todos os instrumentos de avaliação utilizados no período de 1997 a 2015. Na revisão dos estudos, concluímos que no basquetebol existe uma carência de instrumentos e pesquisas para avaliação das ações de grupo no ataque e na defesa. Nesse sentido, o TSAP apresenta algumas limitações na sua aplicação, nomeadamente sobre aquilo que o jogador faz com a bola no ataque e sua falta de atenção específica para a movimentação da bola. Não obstante essas limitações, o TSAP emerge como uma ferramenta eficaz no intuito de investigar a influência dos métodos de ensinoaprendizagem tradicionais e integrativos, tornando-se um instrumento relevante na análise e avaliação da performance no basquetebol

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CLEMENTE, F. M.; WONG, D. P.; MARTINS, F. M. L.; MENDES, R. S. Acute effects of the number of players and scoring method on physiological, physical, and technical performance in small-sided soccer games. Research in Sports Medicine, v.22, n.4, p. 380-397, 2014.
GRÉHAIGNE, J. F.; RICHARD, J. F.; GRIFFIN, L. L. Teaching and learning team sports and games. New York: RoutledgeFalmer, 2005.
GRÉHAIGNE, J. F.; MAHUT, B.; FERNANDEZ, A. Qualitative observation tools to analyse soccer. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 1, n.1, p. 52-61, 2001.
GRÉHAIGNE, J. F.; GODBOUT, P. Formative assessment in team sports with a tactical approach. The Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v.69, n.1, p. 46-51, 1998.
GRÉHAIGNE, J. F; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. Performance assessment in team sports. Journal of Teaching in Physical Education, v. 16, n. 4, p. 500-516, 1997.
GRÉHAIGNE, J. F.; GODBOUT, P. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, v. 47, p. 490-505, 1995.
GRÉHAIGNE, J. F.; ROCHE, J. Les sports collectifs au bac (Team sports in the baccalauréat). Education Physique et Sport, v. 240, p. 80-83, 1993.
GRIFFIN, L.; BUTLER, J. Teaching games or understanding: theory, research and practice: Champaign, IL: Human Kinetics, 2005.
LIGHT, R.; GEORGAKI, S. Invasion games in physical education: assessing knowledge-in-action in using the Team Sport Assessment Procedure. Authentic Assessment Practices for Student Learning, 2008.
LIGHT, R. An international perspective on Teaching Games for Understanding. Special issue of Physical Education and Sport Pedagogy, v. 10, n. 3, 2005.
LIGHT, R.; FAWNS, R. Knowing the game: integrating speech and action in games through TGfU. Quest, v. 55, p. 161-177, 2003.

NADEAU, L.; GODBOUT, P.; RICHARD, J.F. Assessment of ice hockey performance in real-game conditions. European Journal of Sport Science, v. 8, n. 6, p. 379-388, 2008.
RICHARD, J.F.; GODBOUT, P. Formative assessment as an integral part of the teaching-learning process. Physical and Health Education Journal, v. 66, n. 3, p. 4-10, 2000.
SANTOS, R.; MENDES, R. S. ; DIAS, G.; COELHO E SILVA, M. Avaliação da performance em jogos desportivos: Gpai e Tsap. Revista Conexões, v. 14, n. 2, p.137-157, 2016.
TALLIR, I.; MUSCH, E.; LANNOO. K.; VAN DE VOORDE, J. Validation of video-based instruments for the assessment of GP in handball and soccer. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF TEACHING SPORT AND PHYSICAL EDUCATION FOR UNDERSTANDING, 2., 2003. Resumos… Melbourne, Austrália: University of Melbourne, 2003. p. 108-113,

Publicado

2016-10-30

Cómo citar

Santos, R. B. dos ., Dias, G. N. F. ., Mendes, R. S. ., & Silva, M. J. C. C. e . (2016). APLICAÇÃO DO TEAM SPORTS ASSESSMENT PRODUCE (TSAP) NO BASQUETEBOL: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Mineira De Educação Física, 24(3), 7–15. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9877