ANÁLISE DA INFERÊNCIA DO CONHECIMENTO TEÓRICO, DA ESTRUTURA FÍSICA E ADMINISTRATIVA EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
futebol, centro de formação, gestãoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura física e administrativa de um centro de formação de jogadores de futebol com idades de 11 a 14 anos, localizado no interior de Minas Gerais, com participações em diversas competições, verificando a inferência do conhecimento teórico em sua gestão. Utilizou-se como meio a pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre ferramentas de gestão de negócios, gestão esportiva e no futebol e, também, sobre os requisitos exigidos pela legislação e pela Confederação Brasileira de Futebol para uma entidade receber o título de formadora de atletas. Na observação indireta, tivemos acesso às reportagens e registros publicados em páginas de internet e aos documentos do centro formador de futebolistas. Foi identificada a existência de referencial teórico sobre gestão técnica e administrativa na formação esportiva de futebolistas, a importância de metodologias claramente definidas no ensino do futebol e de estruturas físicas adequadas, bem como a evidência de recursos humanos capacitados para desenvolver as atividades de ensino/ aprendizagem. As gestões técnica e administrativa se mostraram indispensáveis para obtenção do sucesso na formação de esportistas
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.615 de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l9615consol.htm>. Acesso em: 03 de fev. 2015.
CAPINUSSÚ, J.M; REIS, J. Futebol: técnica, tática e administração. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
CENTRO Esportivo Ubaense. Disponível em: http://www.ceufutebol.com.br/.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Edição Compacta revista e atualizada. 3. ed. 5. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol. Resolução da Presidência 01/2012 de 29 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.cbf.com.br/a-cbf/resolucoes-presidencia/rdp-no12012#.VWyYUfnF_X4>. Acesso em: 01 jun. 2015.
COOPER D.R.; SCHINDLER P.S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
COSTA, E.A. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
COSTA, I. et al. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático técnico no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 41-61, 2010. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/>. Acesso em: 26 fev. 2015.
DAMO, A.S. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), 2005.
DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol – escola brasileira. 2. ed. Belo Horizonte: 2014.
FREIRE, J.B. Pedagogia do futebol. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
GIL A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Trad. Cristina Yamagami. Revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LIMA, M.P. A formação de atletas de futebol de 11 a 14 anos: o caso Centro Esportivo Ubaense. 2014. Monografia (Graduação em Educação Física] – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2014.
LINHARES J. A marra do melhor do mundo. Revista Veja, São Paulo, ano 47, n. 2374, p. 62-67, 21 de maio 2014.
MATTAR, M.F.; MATTAR, F.N. (Org.). Gestão de negócios esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
PACHECO, F. Memorial do projeto experimental “Formando atletas e sonhos – a trajetória do Centro Esportivo Ubaense”. 2014. Monografia (Graduação em Jornalismo] – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2014.
PAOLI, P.B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2007.
REZER, R. A prática pedagógica em escolinhas de futebol e futsal: possíveis perspectivas de superação. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
ROCHE, F.P. Gestão desportiva: planejamento estratégico nas organizações desportivas. 2. ed. Trad. Pedro Fossati Frisch. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TAVARES, M.C. Gestão estratégica. 2. ed. 3. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.
TORRELLES, A.S.; ALCARAZ, C.F. Escolas de futebol: manual para organização e treinamento. Tradução Vicente Molina Neto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WEINECK, J. Treinamento ideal. Trad. Beatriz Maria Romano Carvalho. Barueri: Manole, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.