AS AULAS MISTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA VISÃO DO CORPO DISCENTE E DOCENTE DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE FLORESTAL/MG
Palavras-chave:
gênero, mista, separação, Educação Física, discente, docenteResumo
Este estudo se propôs a investigar como se manifestam os atores envolvidos, professores e alunos, nas aulas de Educação Física Escolar do ensino médio da cidade de Florestal/MG, em relação às aulas com participação de alunos de ambos os gêneros, ou seja, mistas. Para isso, fez-se necessário explicitar concepções construídas na Educação Física sobre a prática corporal, interesses, modo de percepção e interferência nas aulas. Há uma contradição no entendimento do conceito do que é aula mista por parte do corpo docente e discente, pois se verificou que, na maioria das vezes, as aulas ocorrem simultaneamente para meninos e meninas no mesmo espaço, com meninas realizando atividades diferentes das dos meninos, separados, o que não caracteriza aula mista. Conclui-se que as aulas mistas, da forma como vêm sendo ministradas pelos docentes, devem ser revistas considerando as orientações curriculares e os PCNs e que os alunos sejam ouvidos na tentativa de ajustar as aulas aos interesses maiores da disciplina e dos praticantes, pois assim a Educação Física estará resgatando o elo esquecido e, ao mesmo tempo, valorizando a sua prática. Sugere-se, portanto, mais estudos que possam ajudar a entender as aulas de Educação Física Escolar, sejam elas mistas ou separadas, mas que elas sejam vistas em função das necessidades dos discentes, oferecendo-lhes conhecimentos suficientes para que possam, em suas vidas, ser autônomos nas suas práticas corporais.
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