O ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA INICIAÇÃO

Autores/as

  • Rosel Abel Martins Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física na URCAMP.
  • Antônio Evanhoé P. Souza Sobrinho Souza Sobrinho Mestre em Desporto para Crianças e Jovens. Professor da Universidade da Região da Campanha – Bagé/RS

Palabras clave:

atletismo, iniciação, professores, escolas públicas

Resumen

O atletismo nasceu com o homem. Afinal, o mais antigo dos nossos ancestrais já andava, era obrigado a correr, a saltar e lançar. Era a dura luta contra os predadores e a busca por alimentos. Pode-se dizer que, ao aprimorar essas habilidades, o homem garantiu sua história. Vendo a necessidade do atletismo na vivência escolar, buscouse nesta pesquisa analisar como acontece a prática desse desporto, sua iniciação nas escolas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé, bem como analisar a prática do atletismo segundo a experiência dos professores e, também, investigar se aqueles que ministram as aulas de atletismo tinham envolvimento com o desporto enquanto aluno/atleta. A amostra foi composta por 28professores de Educação Física, dos anos iniciais, representantes de 37 escolas públicas que compõem a rede municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé/RS, os quais responderam a um questionário qualiquantitativo contendo oito questões. Os resultados mostraram que 90% dos professores entrevistados desenvolvem o atletismo nos anos iniciais, e 56% destes não foram atletas quando alunos; 68% afirmam ainda que contemplam superficialmente o desporto de atletismo nos seus planos de aula; 52% explanam que a escola onde eles ministram o seu trabalho não é apropriada para a prática do atletismo; 52% relatam que os materiais disponíveis na escola não são apropriados para aplicação do atletismo; e 68% acham que os alunos se sentem bastante motivados pela prática do desporto. Dos professores entrevistados,72% trabalham o atletismo de uma forma lúdica, com brincadeiras recreativas e jogos, não apresentando essas atividades como sendo iniciação ao atletismo. Os resultados evidenciam o interesse dos professores em desenvolver o atletismo, e a maioria deles adapta e improvisa para realizar seu trabalho; faz-se necessário que as escolas ofereçam uma melhor estrutura

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Citas

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Publicado

2014-10-30

Cómo citar

Martins, R. . A. ., & Souza Sobrinho, A. E. P. S. S. (2014). O ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA INICIAÇÃO. Revista Mineira De Educação Física, 22(3), 83–100. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10042