NÍVEL DE CONHECIMENTOS FISIOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DAS PROFESSORAS REGENTES, DOS ALUNOS DE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE MINISTRAM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MG

Autores/as

  • Wagner Vinhas Docente do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) e da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
  • Alan Peloso Reis Docente do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), da FAGAMMON/Lavras, do UNIFOR/ Formiga
  • Andréa Pereira Martins Vinhas Docente da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR).
  • Hercules de Souza Brito Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS).

Palabras clave:

Educação Física escolar, fisiologia, metodologia

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar o nível dos conhecimentos metodológicos e fisiológicos das professoras regentes que ministram aula de Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais, dos alunos do curso de licenciatura de Educação Física e dos professores de Educação Física que ministram aulas de Educação Física no ensino fundamental I nas escolas do sul de Minas, da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A amostra da pesquisa foi composta de 45 professoras regentes que estavam ministrando aulas de Educação Física nas escolas estaduais das cidades de Varginha, Três Corações e Três Pontas, MG, 35 alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-Varginha, MG) e da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR- Três Corações, MG) e 21 professores de Educação Física das cidades de Varginha, Três Corações e Três Pontas. A justificativa deste estudo baseia-se no fato de que o Governo de Minas Gerais, nos anos de 2013 e 2014, autorizou, através da Resolução nº 2.253, de 9 de janeiro de 2013, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que professoras regentes pudessem ministrar aulas de Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais. Para esta pesquisa, foi entregue um questionário com 30 perguntas sobre aspectos metodológicos e fisiológicos da Educação Física escolar. Os resultados foram, em média de acertos, de um total de 30 perguntas, de 4,48 acertos das professoras regentes, de 16,51 acertos dos alunos de Educação Física e de 18,95 de acertos dos professores de Educação Física. No total geral das respostas, as professoras regentes acertaram somente 15% das perguntas, ao passo que os alunos acertaram 55% e os professores de Educação Física acertaram 63%. Isso comprova que elas não têm conhecimento específico para ministrar aulas de Educação Física na escola.

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Citas

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Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Vinhas, W. ., Reis, A. P. ., Vinhas, A. P. M., & de Souza Brito, H. . (2016). NÍVEL DE CONHECIMENTOS FISIOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DAS PROFESSORAS REGENTES, DOS ALUNOS DE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE MINISTRAM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MG. Revista Mineira De Educação Física, 24(1), 123–142. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9821