O papel das associações comunitárias na promoção da confiança do cidadão em instituições públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10764

Resumo

Este estudo busca compreender como as associações comunitárias influenciam o desenvolvimento da confiança da população nas instituições públicas, na perspectiva de vários atores envolvidos e em quatro dimensões de análise: participação, percepção do papel das associações, dimensão política e democracia. As associações comunitárias, ao se tornarem mais ativas e mais próximas da realidade local, pressupõem a construção e o fortalecimento da confiança e dos mecanismos de cooperação e comunicação. A triangulação dos dados foi utilizada como estratégia metodológica, baseada em análise de documentos, entrevistas, observação direta e aplicação de questionários. Percebeu-se que não há alinhamento na compreensão do papel das associações de moradores por parte de cidadãos, gestores públicos e presidentes de associações. Observou-se também que a participação da comunidade nessas associações ainda é muito baixa, o que dificulta seu desempenho e sua capacidade de gerar capital social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia De Marchi, Universidade Estadual de Santa Catarina

Mestranda em Administração pela ESAG/UDESC. Especialista em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública pela Damásio Educacional. Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Técnica Administrativa na Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência na área de relações intergovernamentais. Pesquisadora sobre Cultura Política.

Daniel Moraes Pinheiro, UDESC

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Administração Pública (DAP) e do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC). Pesquisador do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública - NISP (ESAG/UDESC).

Camila Pagani, UDESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado Acadêmico em Administração pela UDESC. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Politeia -  Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão (ESAG/UDESC). Servidora Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

De Marchi, J., Moraes Pinheiro, D., & Pagani, C. (2021). O papel das associações comunitárias na promoção da confiança do cidadão em instituições públicas. Administração Pública E Gestão Social, 13(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10764

Edição

Seção

Artigos