Inovação e colaboração governamental para recuperar veículos roubados e furtados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.12274

Resumo

Objetivo da pesquisa: O objetivo deste trabalho é discutir em que medida a intensidade de colaboração entre diferentes esferas governamentais molda o desempenho organizacional obtido a partir de inovações tecnológicas no setor público, tendo como base a implementação de um sistema de recuperação de veículos roubados e furtados, em que a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar do Estado de São Paulo agiram conjuntamente.

Enquadramento teórico: Utiliza-se, como suporte para a análise, a literatura sobre governança colaborativa e inovações em governos, com destaque para a sua aplicação na área de segurança pública.

Metodologia: Por meio de regressões logísticas e análise de clusters espaciais, analisamos dados referentes a 319.487 veículos subtraídos no município de São Paulo entre 2015 e 2017.

Resultados: Enquanto identificamos um aumento estatisticamente relevante na probabilidade de se recuperar um veículo em decorrência dos esforços colaborativos empregados, encontramos também resultados heterogêneos nos diferentes distritos do município de São Paulo.

Originalidade: Este trabalho supre uma deficiência da literatura na medida em que, apesar do crescente uso de inovações como forma de aprimorar serviços públicos, pouco se sabe sobre a intensidade de colaboração necessária para gerar os resultados desejados diante da adoção de novas tecnologias.

Contribuições teóricas e práticas: Os resultados sugerem que a efetividade de inovações está associada à intensidade de colaboração entre os diferentes órgãos públicos. Isso indica caminhos para que a gestão pública potencialize os benefícios de inovações em suas atividades.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Viana Guimarães, A., Cabral, S., Fernandes Ribeiro, P., & Marchesini da Costa, M. (2021). Inovação e colaboração governamental para recuperar veículos roubados e furtados. Administração Pública E Gestão Social, 13(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.12274

Edição

Seção

Artigos