Transferências Voluntárias e o Efeito Flypaper

Autores

  • Estela Oliveira da Luz Fucape Business School
  • Silvania Neris Nossa Fucape Business School
  • Danilo Soares Monte-mor Fucape Business School
  • João Eudes Bezerra Filho Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.12321

Resumo

Objetivo da pesquisa: Examinar a ocorrência do efeito flypaper nos repasses de transferências voluntárias da União para os municípios brasileiros. Foram analisados os fatores complexidade e visibilidade explorados pelos autores Tuckman e Chang (1991), Rios e Costa (2005), Araújo e Siqueira (2015), acrescido do fator coligações políticas, no cenário dos dispositivos da Emenda Constitucional (EC) 86/2015 e EC 95/2019.

Originalidade: Apesar de existir vários estudos sobre orçamento impositivo no Brasil (Santos & Gasparine, 2020; Godoy, 2014; Gontijo, 2017), o diferencial desta pesquisa em relação às demais se dá pela análise da ocorrência do efeito flypaper dos repasses decorrentes das emendas orçamentária impositivas (Lei Orçamentária da União).

Metodologia: Foi utilizado o método de análise multivariada para dados em painel sobre dados secundários coletados de 5.484 municípios brasileiros para testar o efeito flypaper nas contas totais das despesas correntes e de capital, em relação às transferências voluntárias recebidas.

Resultados: Foi possível evidenciar o efeito flypaper para as despesas orçamentárias de capital, que têm aumentado acima da capacidade da economia dos municípios em proverem recursos para manutenção e custeios dos bens instalados. De forma associada, questões partidárias e políticas tendem a direcionar recursos para suas bases, sem realizarem estudos técnicos que viabilizam manutenções futuras dos investimentos decorrentes das emendas parlamentares. Os resultados também sugerem que mudanças na complexidade tributária podem favorecer o investimento em bens estruturais.

Contribuições teóricas e práticas: O estudo do flypaper, na administração pública, ratifica as análises do ministério do Planejamento junto ao Governo Federal brasileiro, no que tange à efetividade de aplicação dos recursos públicos; seu efeito pode trazer repercussões na geração de aumento dos gastos públicos; favorece a imperícia do recolhimento de tributos e constantes déficits nos cofres municipais; promove a nulidade de retorno financeiro dos recursos públicos, talvez na forma de redução tributária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Oliveira da Luz, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

Danilo Soares Monte-mor, Fucape Business School

Doutor em Ciências Contábeis e Administração

João Eudes Bezerra Filho, Fucape Business School

Doutorando em Ciências Contábeis

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Oliveira da Luz, E. ., Nossa, S. N., Soares Monte-mor, D. ., & Bezerra Filho, J. E. . (2022). Transferências Voluntárias e o Efeito Flypaper . Administração Pública E Gestão Social, 14(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.12321

Edição

Seção

Artigos