Indicador de Valor público e sua relação com a accountability
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12345Resumo
Objetivo: Propor um indicador de valor público, analisar se há aderência em relação ao valor público gerado, o ranqueamento da Escala Brasileira de Transparência (EBT-360) e o orçamento participativo para atender melhor a accountability.
Enquadramento teórico: O estudo aborda o valor público e sua pluralidade, bem com a várias tipologias da accountability.
Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva-exploratória, quantitativa, tendo como unidade de análise e observação os 608 municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva multivariada e com o auxílio do método PLS, realizou-se modelagem de equação estrutural. A escolha das variáveis pautou-se na CF/88, no UNPSA, nos SDGs e no PNDU.
Resultados: Os constructos saúde, educação, desigualdade social e pobreza, trabalho, condições habitacionais e saneamento básico, vulnerabilidade e segurança, foram explicados por 92 variáveis que apresentaram impactos significativos e diretos para estruturar o indicador valor público (p-valor ? 0,05). Diante do modelo estruturado, quanto maiores os itens educação, vulnerabilidade, trabalho, saúde e condições habitacionais e saneamento básico maior será a geração de valor público. Pode-se observar correlação entre EBT_360, orçamento participativo e valor público.
Originialidade: O desenvolvimento de uma métrica para se medir valor público buscou contribuir para o melhor entendimento que do seja a geração de valor no setor público e preencher uma lacuna existente na literatura.
Contribuições teóricas e práticas: Diante dos múltiplos entendimentos do que seja valor público e accountability, a pesquisa buscou definir uma conceituação diante da entrega de bens e serviços pelos gestores públicos e como estes podem avaliar melhor sua gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.