Indicador de Valor público para melhor compreensação da Accountability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12345

Resumo

Objetivo: Propor um indicador de valor público, analisar se há aderência em relação ao valor público gerado, o ranqueamento da Escala Brasileira de Transparência (EBT-360) e o orçamento participativo para atender melhor a accountability.

Enquadramento teórico: O estudo aborda o valor público e sua pluralidade, bem com a várias tipologias da accountability.

Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva-exploratória, quantitativa, tendo como unidade de análise e observação os 608 municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva multivariada e com o auxílio do método PLS, realizou-se modelagem de equação estrutural. A escolha das variáveis pautou-se na CF/88, no UNPSA, nos SDGs e no PNDU.

Resultados:  Os constructos saúde, educação, desigualdade social e pobreza, trabalho, condições habitacionais e saneamento básico, vulnerabilidade e segurança, foram explicados por 92 variáveis que apresentaram impactos significativos e diretos para estruturar o indicador valor público (p-valor ? 0,05). Diante do modelo estruturado, quanto maiores os itens educação, vulnerabilidade, trabalho, saúde e condições habitacionais e saneamento básico maior será a geração de valor público. Pode-se observar correlação entre EBT_360, orçamento participativo e valor público.

Originialidade: O desenvolvimento de uma métrica para se medir valor público buscou contribuir para o melhor entendimento que do seja a geração de valor no setor público e preencher uma lacuna existente na literatura.

Contribuições teóricas e práticas: Diante dos múltiplos entendimentos do que seja valor público e accountability, a pesquisa buscou definir uma conceituação diante da entrega de bens e serviços pelos gestores públicos e como estes podem avaliar melhor sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudson Fernandes Amaral, Centro Universitários Unihorizontes

Professor Titular e Coordenador/Lider do Núcleo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças - NUCONT, do Mestrado Acâdemico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes - BH/MG. Professor Titular aposentado do CEPEAD/CAD/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.Foi Professor Catedrático Visitante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa - ISEG/ULISBOA (2014-2018), Professor Visitante na Université Paris XI - França (2015-2016) e Professor Visitante na Université Pierre Mendès France - ESA - Grenoble II (2007). Desenvolveu Estágio Sênior e Pós-Doutorado junto a Université Paris Sud 11, na França (2015-2016) e junto ao ISEG/UTL, em Portugal (2011-2012)

Wendel Alex Castro Silva

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui graduação, especialização e mestrado em Administração com ênfase em finanças. Professor adjunto do UNIFEMM. Foi Professor e pesquisador do Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, líder do Núcleo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças (NUCONT/CNPQ) até o ano de 2020, professor do MBA de Gestão em Cooperativas de Crédito na Sicoob Central CECREMGE e professor adjunto da FAMIG. Professor do MBA em Controladoria do UniBH, do MBA em Gestão Hospitalar do Centro Universitário São Camilo-ES (CUSC-ES) e do MBA em Governança de TI da FPL Educacional (MG)/TechBiz (TechBiz/Microsoft Gold Certified Partner).

Downloads

Publicado

2022-01-08

Como Citar

de Oliveira Santos, A., Amaral, H. F., & Castro Silva, W. A. (2022). Indicador de Valor público para melhor compreensação da Accountability. Administração Pública E Gestão Social, 14(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12345

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)