Covid-19: Análise da Eficiência das Unidades Federativas Brasileiras no Controle da Pandemia

Autores

  • Richardson Coimbra Borges UFMS
  • Adriano Nuitin Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12627

Resumo

Objetivo da pesquisa: Este estudo tem o objetivo geral de medir o desempenho (eficiência) das unidades federativas brasileiras no controle da pandemia de Covid-19 e mitigação do número de mortes. Para atingir o objetivo geral, foram analisadas duas perspectivas, tendo sido definidos os seguintes objetivos específicos: (i) medir a eficiência para controlar a propagação da pandemia; e (ii) medir a eficiência para minimizar os óbitos.

Enquadramento Teórico: Este artigo fundamenta-se na literatura referente a gestão pública da pandemia de Covid 19 pelas Unidades Federativas Brasileiras.

Metodologia: Para o atingir o objetivo proposto foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e exploratório por meio da metodologia Data Envelopment Analysis nos meses de agosto e novembro de 2020. A população é composta pelas 27 Unidades Federativas Brasileiras.

Resultados: Os principais resultados informam que o isolamento social e a transparência das informações disponibilizadas a população auxiliam na redução da propagação da doença e minimização do número de óbitos.

Originalidade: Este  estudo  diferencia-se  dos  demais  haja vista que inobstante a importância da análise do desempenho governamental no contexto de epidemias cabe destacar que não foram encontradas na literatura (pesquisa efetuada nas bases dados Web of Science, Periódicos Capes, Google Acadêmico, Spell, BDTD, base de dados ANPAD e buscador Google) pesquisas desenvolvidas com o objetivo de medir a eficiência das unidades federativas brasileiras no episódio da Covid-19 por meio de DEA.

Contribuições teóricas e práticas:  Este  estudo  contribui  para  a  literatura  ao  passo  que  investiga  a  eficiência/ineficiência da ação governamental na pandemia de Covid 19. De acordo com as análises os resultados da ineficiência em prevenir a propagação do coronavírus e redução de mortes, podem contribuir para a definição de ações e tomada de decisões por parte dos gestores na minimização dos efeitos da epidemia.

 

Palavras-chave: SARS-CoV-2; resposta governamental; Data Envelopment Analysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Coimbra Borges, R., Nuitin, A., & Silva de Oliveira, A. (2022). Covid-19: Análise da Eficiência das Unidades Federativas Brasileiras no Controle da Pandemia . Administração Pública E Gestão Social, 14(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12627

Edição

Seção

Artigos