Desigualdades e Ações Públicas para seu Enfrentamento: uma Proposta de Abordagem Conceitual para o Campo de Públicas.

Autores

  • Mariana Mazzini Marcondes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Arlete Duarte de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Raquel Cavalcante de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clara Carolina Cândido do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13914

Resumo

Objetivo. Propor uma abordagem conceitual das ações públicas para enfrentamento das desigualdades para o Campo de Públicas.

Enquadramento teórico. O eixo articulador da abordagem é a interseccionalidade, que permite entender que relações produtoras de desigualdades estão imbricadas e, por isso, demandam ações articuladas para seu enfrentamento.

Metodologia. O ensaio teórico foi construído a partir de 43 verbetes do Glossário das Desigualdades do Observatório das Desigualdades da UFRN. Este material foi construído de forma colaborativa e interdisciplinar, reunindo verbetes fundamentais para a compreensão das desigualdades e das ações públicas para enfrentá-las. Os verbetes estão disponíveis ao acesso público (formatos audiovisual e textual).

Resultados. Reflete-se sobre as desigualdades, entendidas como problemas públicos complexos. Discute-se as ações públicas para o enfrentamento às desigualdades (estatais e não estatais) na perspectiva da integralidade e da inovação, destacando-se as estratégias da transversalidade e intersetorialidade. 

Originalidade. A despeito dos avanços contemporâneos, ainda é incipiente a produção de conhecimento sistêmico que subsidie a introdução e/ou ampliação da discussão sobre desigualdades nas teorias e práticas do Campo de Públicas. Trabalhos teóricos que sistematizam o debate sobre desigualdades e ações públicas para enfrenta-las são necessários para a incorporação de novos conceitos e abordagens sobre desigualdades ao referido Campo.

Contribuição teórica. Ofertar uma abordagem conceitual para teorias e práticas sobre desigualdades para subsidiar atividades de ensino, pesquisa, extensão desigualdades no Campo de Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Marcondes, M. M., Duarte de Araújo, M. A., Cavalcante de Lima, A. R. ., & Cândido do Nascimento, C. C. (2022). Desigualdades e Ações Públicas para seu Enfrentamento: uma Proposta de Abordagem Conceitual para o Campo de Públicas. Administração Pública E Gestão Social, 14(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13914

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)