A Influência do Ambiente de Governança de Países Para a Transparência Corporativa Anticorrupção
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.15063Resumo
Objetivo da pesquisa: Investigar a existência de relação entre a transparência nas práticas anticorrupção de empresas multinacionais e os fatores associados ao ambiente de governança de países relacionados à democracia, liberdade de informações e instabilidade política.
Enquadramento teórico: A pesquisa aborda aspectos da Transparência Corporativa Anticorrupção e Democracia, relacionando com tópicos de Liberdade de Informação e de Instabilidade Política.
Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa em uma amostra de 224 empresas de 35 países, com tipologia descritivo-explicativa, utilizando teste não paramétrico Mann-Whitney U como forma de identificar a existência de diferenças nas informações corporativas anticorrupção abordadas pela Transparency International entre empresas de países com diferentes condições de governança.
Resultados: A análise indicou alto impacto de fatores relacionados à democracia, liberdade de informação e instabilidade política para programas anticorrupção. A democracia e a liberdade de informação também demonstraram alto impacto para a transparência organizacional. Nenhum impacto decorrente do fator de instabilidade política foi observado para a transparência organizacional ou para a divulgação país a país.
Originalidade: Embora já tenha sido reconhecida a importância da transparência como uma forma de as empresas desempenharem o papel que lhes cabe no controle da corrupção, o número de trabalhos que investigam a influência que o ambiente de governança dos países exerce sobre a divulgação de práticas anticorrupção pelas empresas, sobretudo pelas multinacionais, ainda é bastante limitado.
Contribuições teóricas e práticas: Quanto às contribuições teóricas do estudo, tem-se a verificação de um modelo relacional que a revisão de literatura não demonstrou ter sido aplicado anteriormente. Recomenda-se aos representantes dos governos, legisladores e reguladores a devida implementação de instrumentos de estímulos de caráter tanto voluntário quanto impositivo, de natureza econômica ou de compliance, voltados para o aumento nos níveis de transparência das companhias, em especial das multinacionais, sobretudo no que se refere às respectivas estruturas organizacionais e às informações financeiras e pagamentos por elas realizados nos países onde operam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.