Expectation Gap na Auditoria em Saúde Pública: um Estudo no Contexto das Atribuições e Responsabilidades dos Profissionais da Auditoria do SUS da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15276Resumo
Objetivo da pesquisa: Identificar e analisar as possíveis diferenças entre o que o auditor interno da Auditoria do SUS/BA acredita ser sua atribuição e o que os atores que integram a estrutura do Sistema de Governança e Gestão da Sesab esperam que a auditoria interna realize, em relação ao propósito da auditoria e à responsabilidade do Auditor.
Enquadramento Teórico: Duas teorias dão suporte teórico a esse estudo, enquanto a teoria da agência explica o porquê da auditoria, a teoria da legitimidade explica como a auditoria é utilizada e reconhecida.
Metodologia: Tratou-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, realizada na Auditoria do SUS/BA com dados obtidos com fundamento na literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, avaliados mediante análise de conteúdo e triangulação de informações.
Resultados: Os resultados apontaram lacunas de expectativas entre a percepção dos dois grupos entrevistados, corroborando com a literatura explorada.
Originalidade: O estudo se diferencia dos demais por transpor para a Auditoria do SUS/BA um fenômeno de interesse da auditoria do setor privado, carente de exploração no setor público; e pela abordagem qualitativa, a despeito das evidências empíricas utilizarem abordagem quantitativa.
Contribuições teóricas e práticas: Ratificou-se o fenômeno expectation gap sustentado pela teoria da legitimidade. A implicação teórica também se mostra na abordagem qualitativa, que permitiu identificar não somente a existência das lacunas como, também, quais são e por que existem. Em termos práticos, com a revelação das diferenças, a Auditoria do SUS/BA poderá se aproximar institucionalmente dos atores da Governança e Gestão e promover capacitações para tratar das expectativas dos auditores, suas atribuições e responsabilidades.
Palavras-chave: Auditoria Governamental, Auditoria do SUS, Expectation Gap, Governança Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.