Indicadores de Criminalidade Relacionados ao Gasto com Segurança Pública nos Estados Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15563Resumo
Objetivo da pesquisa: O trabalho propõe investigar os indicadores de criminalidade relacionados ao gasto com segurança pública nos estados brasileiros durante o período de 2010 a 2018.
Enquadramento teórico: A pesquisa utiliza como base teórica estudos sobre a teoria do gasto, teoria do crime, criminalidade e gastos em segurança pública.
Metodologia: A amostra é composta pela própria população, isto é, os dados dispostos no período analisado de todos os estados brasileiros, contendo assim 211 observações, que foram analisados através da técnica de regressão com dados em painel.
Resultados: Os resultados revelaram que os indicadores de criminalidade estão positivamente relacionados de forma significativa com a despesa com segurança pública, bem como revelam que o efeito das variáveis dummy (regiões) é estatisticamente igual no tocante ao gasto com segurança pública, visto que elas não são estatisticamente significantes para determinar o gasto, ou seja, as regiões não influenciam no gasto em segurança pública.
Originalidade: O estudo estende o conhecimento, ao testar um modelo inovador, bem como propor a investigação se a incidência nas regiões é ou não estatisticamente significante para diminuição ou aumento da criminalidade.
Contribuições teóricas e práticas: Os dados analisados levam a crer que a função alocativa de gasto em segurança pública é ineficiente no combate ao crime, sendo necessárias políticas públicas que venham a combater a criminalidade para casos como o ilustrado pela Teoria das Janelas Quebradas sejam evitados. Ademais, contribui por meio da investigação empírica analítica, ao trazer evidências estatísticas no tocante às variáveis que possam verificar se os indicadores de criminalidade estão relacionados aos gastos com a segurança pública nos estados brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.