Indicadores de Criminalidade Relacionados ao Gasto com Segurança Pública nos Estados Brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15563

Resumo

Objetivo da pesquisa: O trabalho propõe investigar os indicadores de criminalidade relacionados ao gasto com segurança pública nos estados brasileiros durante o período de 2010 a 2018.

Enquadramento teórico: A pesquisa utiliza como base teórica estudos sobre a teoria do gasto, teoria do crime, criminalidade e gastos em segurança pública.

Metodologia: A amostra é composta pela própria população, isto é, os dados dispostos no período analisado de todos os estados brasileiros, contendo assim 211 observações, que foram analisados através da técnica de regressão com dados em painel.

Resultados: Os resultados revelaram que os indicadores de criminalidade estão positivamente relacionados de forma significativa com a despesa com segurança pública, bem como revelam que o efeito das variáveis dummy (regiões) é estatisticamente igual no tocante ao gasto com segurança pública, visto que elas não são estatisticamente significantes para determinar o gasto, ou seja, as regiões não influenciam no gasto em segurança pública.

Originalidade: O estudo estende o conhecimento, ao testar um modelo inovador, bem como propor a investigação se a incidência nas regiões é ou não estatisticamente significante para diminuição ou aumento da criminalidade.

Contribuições teóricas e práticas: Os dados analisados levam a crer que a função alocativa de gasto em segurança pública é ineficiente no combate ao crime, sendo necessárias políticas públicas que venham a combater a criminalidade para casos como o ilustrado pela Teoria das Janelas Quebradas sejam evitados. Ademais, contribui por meio da investigação empírica analítica, ao trazer evidências estatísticas no tocante às variáveis que possam verificar se os indicadores de criminalidade estão relacionados aos gastos com a segurança pública nos estados brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Teixeira Bonifácio da Silva, P. E. N., & Barbosa, A. (2024). Indicadores de Criminalidade Relacionados ao Gasto com Segurança Pública nos Estados Brasileiros. Administração Pública E Gestão Social, 16(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15563

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)