Desafios na Gestão de Tecnologias Sociais para Prestação de Serviços Públicos na Amazônia: Experiências do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.16477Palavras-chave:
abastecimento de água, energia fotovoltaica, comunidades rurais, gestão comunitária.Resumo
Objetivo da pesquisa: apresentar e discutir os desafios de gestão de duas tecnologias sociais, para abastecimento de água e geração de eletricidade, testadas na região do médio rio Solimões, no estado do Amazonas.
Enquadramento teórico: os conceitos de tecnologia social, bens comuns, capital social comunitário e serviços públicos formam o quadro teórico para a análise dos resultados.
Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o Sistema de Bombeamento e Abastecimento de Água com Energia Solar e os Sistemas Fotovoltaicos Domésticos, com foco em sua gestão.
Resultados: destaca a importância de aumentar a participação dos usuários para promover a sustentabilidade financeira e diminuir a concentração de responsabilidades, além de enfatizar o papel do poder público e das concessionárias para o sucesso das ações, principalmente na gestão dos recursos financeiros e no estabelecimento de redes para a sustentação e disseminação das tecnologias testadas.
Originalidade: este estudo apresenta uma perspectiva sobre o envolvimento das autoridades municipais e das concessionárias na gestão dessas tecnologias sociais, alinhando a necessidade de apropriação pelos usuários com a importância de promover a adoção pelos prestadores de serviços e seus representantes.
Contribuições teóricas e práticas: o estudo sintetiza as complexidades da gestão de tecnologias sociais como as duas estudadas e da promoção de serviços públicos baseados em tecnologias não convencionais em áreas rurais da Amazônia.
Palavras-chave: abastecimento de água, energia fotovoltaica, comunidades rurais, gestão comunitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.