Mapeamento Sistemático da Produção Científica recente em Governança Pública
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.16813Resumo
Objetivo da pesquisa: Este artigo realiza um mapeamento sistemático da produção científica, uma modalidade de estudo bibliométrico, sobre o tema governança pública, dos artigos das bases Scopus e Web of Science, no período de 2018 a 2022.
Enquadramento teórico: Mapeamento sistemático da produção científica – análise bibliométrica sobre governança pública.
Metodologia: Submissão de string de busca nas bases, geração de arquivos com dados bibliométricos; mescla de dados das bases e retirada de dados duplicados visando gerar relatório bibliométrico. Análise quanto ao ano de publicação do artigo, país de origem, número de citações por país e por artigo, número de colaborações entre autores de países diferentes, número de artigos por país, por autor e por revista, índice de impacto do autor, coocorrência de palavras-chave e redes de cocitação.
Resultados: A área de governança pública apresenta tendência de crescimento, é uma temática presente em pesquisas ao redor do mundo inteiro, com intensa colaboração entre países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. A coocorrência de palavras-chave permitiu identificar clusters que indicam subáreas de pesquisa como inovação, política pública, redes e coprodução. Em relação às redes de cocitação, foi possível identificar que o autor Osborne é a principal referência na área.
Originalidade: Governança Pública comporta diferentes abordagens e entendimentos o que gera temáticas diversas de pesquisa. Não se identificou estudos bibliométricos do tipo mapeamento sistemático sobre este tema.
Contribuições teóricas e práticas: Este artigo contribui para o desenvolvimento crítico da área de governança pública ao auxiliar os pesquisadores a definir caminhos de estudos futuros a partir dos resultados do mapeamento sistemático, em especial sob a ótica brasileira.
Palavras-chave: Governança no setor público, Administração Pública, New Public Management, Coprodução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.