Análise da relação entre desejos turísticos e condições socioeconômicas de destinos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v3i3.4058Palavras-chave:
Destinos turísticos, Desenvolvimento socioeconômico, Marketing de destinos turísticosResumo
Com o objetivo de analisar a relação entre desejos turísticos e condições socioeconômicas de destinos no Brasil, este estudo se propõe a verificar se dados socioeconômicos, indicados no relatório PNUD (2000), podem interferir nas escolhas turísticas de curto prazo no nível doméstico. Para a realização da análise, foram considerados os destinos mais desejados do Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo em 2006. O referencial teórico abordou dois eixos temáticos: 1) a atividade turística e seus desdobramentos nas localidades e 2) o marketing e imagem de destinos turísticos. Após a coleta de dados, criaram-se os constructos – educação, saúde, renda, habitação e demografia. Os testes utilizados para a análise da relação entre as variáveis foram: o teste de correlação de postos de Spearman e o teste Qui-Quadrado. Verificou-se que os testes apresentaram nível de dependência não significativa, demonstrando que nenhum dos constructos se correlaciona com o desejo dos turistas brasileiros. Assim, observou-se que as condições socioeconômicas dos destinos estudados não são significantes para interferir no desejo da população de fazer turismo na esfera nacional em um curto prazo, fato que abre oportunidades para a melhor compreensão desse fenômeno.
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