Burocracia e Economia dos Custos de Transação: Uma análise da relação entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Refinaria Abreu e Lima
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4480Resumo
Resumo: Na relação entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Refinaria Abreu e Lima, a indústria possui a convicção de que a universidade éimportante para a formação de capital humano, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e viabilização da indústria de refino. A seu turno, a Universidade percebedificuldades em seu funcionamento interno para dar conta de uma parceria eficaz e capaz de atender às expectativas da Refinaria. A proposta desse artigo éexplorar a relação institucional entre a Universidade e Refinaria analisando como a burocracia e os custos de transação que orientam essa relação atuam parao desenvolvimento da indústria de refino de petróleo em Pernambuco. A fundamentação teórica abrange burocracia e Economia dos Custos de Transação(ECT). Para atingir ao objetivo, foram realizadas entrevistas posteriormente submetidas à metodologia de Análise Argumentativa. Percebeu-se que a relaçãoentre as instituições é vista de forma positiva pelos partícipes. Todavia, a existência de comportamento oportunista (nos moldes preconizados pela ECT), o altograu de centralização administrativa e a carência, por parte da Universidade, de um modelo de gestão que propicie uma melhor interação universidadeindústriatambém foram apontados.
Palavras-chave: Burocracia; Economia dos Custos de Transação (ECT); Universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.