Formação em Administração Pública no Brasil: Desafios, Perfil de Formação e Especificidades da Área

Autores

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Thaisa Ferreira Magalhães Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Patricia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v6i4.4494

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os principais desafios do ensino de administração pública no Brasil bem como conhecer o perfil de formação do administrador público além de buscar compreender as especificidades do ensino nesta área. Utiliza-se como ponto de partida para discutir sobre a temática, a literatura da área de administração. Os resultados evidenciam que embora o número de cursos tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, há diversas lacunas referentes à formação acadêmica em administração pública e uma dificuldade de distinguir essa área da administração de empresas. Há que se destacar, ainda, a existência do movimento atual do “campo das públicas” (cursos de gestão pública, de políticas públicas e de gestão de políticas públicas), no sentido de uma discussão acerca das peculiaridades do campo de saber da administração pública.

Palavras-chave: Ensino de Graduação, Administração Pública, Brasil.

 

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Biografia do Autor

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Administração

Professora adjunta da Ufla

Departamento de Administração e Economia - DAE

Área: Administração; Estudos organizacionais

Thaisa Ferreira Magalhães, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Discente do curso de graduação em administração.

Pesquisadora de IC/FAPEMIG 2011-2012.

Patricia Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Administração

Professora adjunta da Ufla

Departamento de Administração e Economia - DAE

Área: Administração pública

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Publicado

2013-11-11

Como Citar

Lourenço, C. D. da S., Magalhães, T. F., & Ferreira, P. A. (2013). Formação em Administração Pública no Brasil: Desafios, Perfil de Formação e Especificidades da Área. Administração Pública E Gestão Social, 6(4), 177–186. https://doi.org/10.21118/apgs.v6i4.4494

Edição

Seção

Artigos