Transferências Públicas de Recursos: um Estudo Sobre o Protecionismo Partidário da União (PT) e do Estado de Minas Gerais (PSDB)
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4570Resumo
O objetivo geral do presente artigo consiste em verificar se as transferências voluntárias realizadas durante o mandato de 2009-2012 pela União aos municípios mineiros se diferenciam das transferências voluntárias realizadas pelo estado de Minas Gerais a esses mesmos municípios, considerando apenas os municípios cujos prefeitos eram filiados ao PT e ao PSDB. Para análise dos dados, foram formuladas duas hipóteses: H0 (não existe diferença nas transferências voluntárias aos municípios) e H1 (existe diferença nas transferências voluntárias aos municípios). Os resultados dos testes demonstram que existe uma influência partidária na transferência voluntária de recursos entre os governos, pois os municípios do PT receberam mais transferências do governo federal, que era da base política aliada, do que do governo estadual, que era da base aliada ao PSDB. Já os municípios do PSDB receberam mais recursos do governo estadual do que os municípios cujos prefeitos eram filiados ao PT.Palavras-chave: transferências voluntárias, recursos públicos, convênios, gestão financeira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-11-18
Como Citar
Ciribeli, J. P., Miquelito, S., & Massardi, W. de O. (2014). Transferências Públicas de Recursos: um Estudo Sobre o Protecionismo Partidário da União (PT) e do Estado de Minas Gerais (PSDB). Administração Pública E Gestão Social, 7(2), 72–81. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4570
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.