A Eficiência do Atendimento nas Unidades de Saúde Vinculadas ao SUS no Sudoeste de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Itzhak David Simão Kaveski Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN
  • Larissa Degenhart Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mara Vogt Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nelson Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4688

Palavras-chave:

Eficiência pública, Unidades de saúde, Sudoeste de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo objetivou identificar o nível de eficiência do atendimento do SUS no Sudoeste de Mato Grosso do Sul por meio da análise envoltória de dados (DEA). Diante disso, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e por meio de análise documental com dados secundários. A população do estudo compreendeu 38 municípios e a amostra foi composta de 35 municípios que apresentavam todas as variáveis necessárias para análise dos dados, no ano de 2009. Os achados da pesquisa indicam que apenas 31% dos municípios da amostra são eficientes. Entretanto, 54% dos municípios pesquisados demonstraram uma eficiência superior à média encontrada da mesorregião. Conclui-se que a eficiência da utilização dos recursos destinados às unidades de saúde vinculadas ao SUS pertencentes ao Sudoeste do Mato Grosso do Sul é considerada satisfatória, visto que a existência de ineficiências em alguns municípios impede que a mesorregião atinja seu potencial máximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itzhak David Simão Kaveski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professor auxiliar do campus do pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação Contábil, Desempenho Operacional, Métodos Quantitativos, Estrutura de Capital e Remuneração.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Kaveski, I. D. S., Degenhart, L., Vogt, M., & Hein, N. (2015). A Eficiência do Atendimento nas Unidades de Saúde Vinculadas ao SUS no Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Administração Pública E Gestão Social, 7(4), 197–205. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4688

Edição

Seção

Artigos