A Eficiência do Atendimento nas Unidades de Saúde Vinculadas ao SUS no Sudoeste de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i4.4688Palavras-chave:
Eficiência pública, Unidades de saúde, Sudoeste de Mato Grosso do SulResumo
Este estudo objetivou identificar o nível de eficiência do atendimento do SUS no Sudoeste de Mato Grosso do Sul por meio da análise envoltória de dados (DEA). Diante disso, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e por meio de análise documental com dados secundários. A população do estudo compreendeu 38 municípios e a amostra foi composta de 35 municípios que apresentavam todas as variáveis necessárias para análise dos dados, no ano de 2009. Os achados da pesquisa indicam que apenas 31% dos municípios da amostra são eficientes. Entretanto, 54% dos municípios pesquisados demonstraram uma eficiência superior à média encontrada da mesorregião. Conclui-se que a eficiência da utilização dos recursos destinados às unidades de saúde vinculadas ao SUS pertencentes ao Sudoeste do Mato Grosso do Sul é considerada satisfatória, visto que a existência de ineficiências em alguns municípios impede que a mesorregião atinja seu potencial máximo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.