A Utilização Transversal da Perspectiva de Gênero nos Projetos Financiados pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento: Uma Questão Pendente
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i3.4705Palavras-chave:
política, género, desenvolvimento, cooperação, projectosResumo
A pesquisa está centrada no conhecimento sobre o tratamento da perspectiva de gênero dado pelas Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) nos projetos de cooperação internacional que conseguiram financiamento por parte do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) entre 2006 e 2011. Para o efeito, analisamos um conjunto de 223 projetos financiados pelo referido organismo, para as ONGD, em diversos sectores de intervenção, no período de tempo assinalado. Os resultados demonstram que, tendo em conta os critérios propostos por Maruja Barrig e Patricia Ruiz-Bravo (2002), utilizados para a análise dos projetos, há uma minoria de projetos que incorporam a perspectiva de gênero (7,18% dos projetos analisados) face à maioria dos projetos que não incorporam a perspectiva de gênero (92,82% dos projetos analisados). A utilização transversal da perspectiva de gênero nos projetos financiados pelo IPAD é ainda, portanto, uma questão pendente.
Palavras-chaves: política, gênero, desenvolvimento, cooperação, projetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.