A Utilização Transversal da Perspectiva de Gênero nos Projetos Financiados pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento: Uma Questão Pendente

Autores/as

  • Libertad Jiménez Almirante Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL)
  • Ermelinda Sílvia de Oliveira Liberato Universidade Agostinho Neto (UAN)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i3.4705

Palabras clave:

política, género, desenvolvimento, cooperação, projectos

Resumen

A pesquisa está centrada no conhecimento sobre o tratamento da perspectiva de gênero dado pelas Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) nos projetos de cooperação internacional que conseguiram financiamento por parte do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) entre 2006 e 2011. Para o efeito, analisamos um conjunto de 223 projetos financiados pelo referido organismo, para as ONGD, em diversos sectores de intervenção, no período de tempo assinalado. Os resultados demonstram que, tendo em conta os critérios propostos por Maruja Barrig e Patricia Ruiz-Bravo (2002), utilizados para a análise dos projetos, há uma minoria de projetos que incorporam a perspectiva de gênero (7,18% dos projetos analisados) face à maioria dos projetos que não incorporam a perspectiva de gênero (92,82% dos projetos analisados). A utilização transversal da perspectiva de gênero nos projetos financiados pelo IPAD é ainda, portanto, uma questão pendente.

Palavras-chaves: política, gênero, desenvolvimento, cooperação, projetos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Libertad Jiménez Almirante, Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL)

Licenciada en Psicología por la Univ. Pontificia de Salamanca, Master en Investigación en C.C. Sociales y Doctoranda en Dirección de Empresas y Sociología por la Univ. Extremadura, Master en Cooperación y Desarrollo Internacional por la Univ. País Vasco, Posgraduada en Estudios Africanos por el Instituto Universitario de Lisboa. Ha trabajado como técnica de proyectos de desarrollo en Guinea Ecuatorial e investigadora pre-doctoral en la Universidad de Extremadura.

Ermelinda Sílvia de Oliveira Liberato, Universidade Agostinho Neto (UAN)

Professora Auxiliar da Universidade Agostinho Neto (Luanda- Angola) e investigadora adscrita ao Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL)

Publicado

2015-03-10

Cómo citar

Jiménez Almirante, L., & Sílvia de Oliveira Liberato, E. (2015). A Utilização Transversal da Perspectiva de Gênero nos Projetos Financiados pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento: Uma Questão Pendente. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 7(3), 131–137. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i3.4705

Número

Sección

Artículos