A Influência dos Mecanismos de Fomento no Processo de Internacionalização da Economia Criativa no Brasil: o caso da APEX no setor de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.4901Palavras-chave:
Gestão Internacional, Economia Criativa, Internacionalização de Empresas, Arquitetura.Resumo
O objetivo do trabalho é compreender de que forma os instrumentos de fomento, em particular o projeto Built by Brazil, criado pela APEX, podem aumentar a eficácia do processo de internacionalização das empresas de arquitetura do setor da economia criativa no Brasil. A fim de alcançar tal objetivo, a pesquisa é embasada nas áreas de Modos de Entrada, Economia Criativa e Ambiente Institucional, com uso de metodologia qualitativa baseada em estudo de casos múltiplos e análise de conteúdo das entrevistas realizadas. É possível destacar três principais conclusões da pesquisa: 1) há maior incidência do modo contratual como modo de entrada dos escritórios em mercados externos; 2) há certa insuficiência, na visão dos escritórios, de ações da APEX para fomentar a internacionalização; e 3) existem aspectos que ilustram o potencial da atual gestão do projeto Built by Brazil na potencialização do processo de internacionalização destes escritórios.
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